Alargamento do projeto-piloto de saúde oral a novos centros de saúde

Imagem da notícia: Alargamento do projeto-piloto de saúde oral a novos centros de saúde

O projeto-piloto de inclusão da medicina dentária no Serviço Nacional de Saúde está a decorrer desde setembro, tendo o primeiro consultório de medicina dentária sido inaugurado na USF Monte da Caparica. Este assunto é abordado na última publicação da Newsletter dos SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, cujo o texto se reproduz abaixo.

“Esta experiência-piloto, dirigida a utentes portadores de diabetes, neoplasias, patologia cardíaca ou respiratória, insuficiência renal em hemodiálise ou diálise peritoneal e os transplantados, prolongar-se-á até ao final deste ano. Até ao dia 24 de novembro foram efetuadas 2098 referenciações de utentes, para consultas de saúde oral. Destas resultou o atendimento de 1064 utentes. As referenciações são efetuadas pelo médico de família ou, na sua falta, por outro médico da unidade funcional que o substitua, tendo por base critérios clínicos definidos. Para além dos centros de saúde incluídos, inicialmente, neste processo, cinco novos começaram a efetuar referenciações para as consultas de medicina oral, a saber: Vendas Novas, Arraiolos, Portel, Viana do Alentejo e Reguengos de Monsaraz. A partir de 1 de janeiro de 2017, em função da avaliação das necessidades não satisfeitas e dos tempos de espera, pode o projeto ser alargado a todos os utentes, inscritos nos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) onde decorre o piloto, de forma faseada e progressiva, dependendo da referenciação feita pelo médico de família”.

 

13 Dezembro, 2016
Atualidade




Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

HeyDoc nova marca da Lusíadas Saúde

A Lusíadas Saúde assume uma posição nas áreas de medicina dentária e de estomatologia, com a união da Lusíadas Dental e da rede de Clínicas Dr. Well's. Nasce, assim, a HeyDoc.

Ler mais 22 Fevereiro, 2024
Atualidade