Alargamento do projeto-piloto de saúde oral a novos centros de saúde

Imagem da notícia: Alargamento do projeto-piloto de saúde oral a novos centros de saúde

O projeto-piloto de inclusão da medicina dentária no Serviço Nacional de Saúde está a decorrer desde setembro, tendo o primeiro consultório de medicina dentária sido inaugurado na USF Monte da Caparica. Este assunto é abordado na última publicação da Newsletter dos SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, cujo o texto se reproduz abaixo.

“Esta experiência-piloto, dirigida a utentes portadores de diabetes, neoplasias, patologia cardíaca ou respiratória, insuficiência renal em hemodiálise ou diálise peritoneal e os transplantados, prolongar-se-á até ao final deste ano. Até ao dia 24 de novembro foram efetuadas 2098 referenciações de utentes, para consultas de saúde oral. Destas resultou o atendimento de 1064 utentes. As referenciações são efetuadas pelo médico de família ou, na sua falta, por outro médico da unidade funcional que o substitua, tendo por base critérios clínicos definidos. Para além dos centros de saúde incluídos, inicialmente, neste processo, cinco novos começaram a efetuar referenciações para as consultas de medicina oral, a saber: Vendas Novas, Arraiolos, Portel, Viana do Alentejo e Reguengos de Monsaraz. A partir de 1 de janeiro de 2017, em função da avaliação das necessidades não satisfeitas e dos tempos de espera, pode o projeto ser alargado a todos os utentes, inscritos nos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) onde decorre o piloto, de forma faseada e progressiva, dependendo da referenciação feita pelo médico de família”.

 

13 Dezembro, 2016
Atualidade


Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Futuro da Ortodontia

Artigo de opinião de Pedro Costa Monteiro, médico dentista e mestre em ortodontia e ortopedia facial sobre o dia Mundial da ortodontia, que se celebra hoje, dia 15 de maio.

Ler mais 15 Maio, 2022
AtualidadeMedicina dentáriaOpinião

Clínica Arriaga apoia ucranianos

Roberto Henriques, diretor clínico da Clínica Arriaga, nesta altura complicada para a Ucrânia, foi um dos nobres desta profissão que decidiu ajudar o povo que lá permanece em sinal de apoio e solidariedade. “Incentivamos a recolha de bens essenciais, como medicamentos e produtos alimentares com base numa lista de necessidades”.

Ler mais 10 Maio, 2022
Atualidade