Mau hálito poderá indicar insuficiência renal crónica?

Imagem da notícia: Mau hálito poderá indicar insuficiência renal crónica?

Quando há insuficiência renal, a função do rim de filtrar o sangue e eliminar resíduos tóxicos no organismo fica comprometida e substâncias como a ureia e a creatinina acumulam-se na corrente sanguínea.

“Tais compostos são transportados pelo sangue e acabam por ser eliminados via pulmonar juntamente com o ar expirado tanto pela boca quanto pelas narinas. Esse ar tem um odor descrito como “hálito urémico”, ou seja, hálito com cheiro característico de urina. Dá para se desconfiar da doença pelo hálito, pois ele possui um cheiro bem característico”, diz Maria Cecília Aguiar, cirurgiã-dentista e presidente da Associação Brasileira de Halitose (ABHA).

Saiba mais aqui.

11 Janeiro, 2017
Atualidade

Notícias relacionadas

Novembro em números

Fique a conhecer as cinco notícias mais lidas no nosso site durante o mês de novembro de 2020, segundo dados do Google Analytics.

Ler mais 2 Dezembro, 2020
Atualidade

Grande Prémio Ciência Viva distingue Alexandre Quintanilha

Alexandre Quintanilha foi distinguido com o Grande Prémio Ciência Viva, pela sua ação notável na promoção da cultura científica. Destaque ainda para o Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, galardoado com o Prémio Ciência Viva Educação, e para a campanha de educação “2 Minutos para Mudar de Vida, que recebeu o Prémio Ciência Viva Media.

Ler mais 24 Novembro, 2020
Atualidade

Elixir bucal pode eliminar o coronavírus?

A pesquisa – liderada pela Universidade de Cardiff, no Reino Unido – afirma que os elixires bucais que contenham 0,07% de cloreto de cetilpiridínio (CPC) estão a mostrar “sinais promissores” na redução do vírus.

Ler mais 20 Novembro, 2020
Atualidade