Médicos dentistas do SNS continuam como técnicos

Imagem da notícia: Médicos dentistas do SNS continuam como técnicos

Segundo o portal justNews, os médicos dentistas do Sistema Nacional de Saúde (SNS) continuam a ser técnicos superiores em termos de carreira, “uma situação perfeitamente desenquadrada das competências e da formação destes profissionais”, segundo José Frias Bulhosa.

O médico dentista e presidente da comissão organizadora do 2º Encontro Nacional de Medicina Dentária no SNS, alertou para este problema no evento que decorreu na semana passada na UCSP Sete Rios, em Lisboa, mas também reconheceu “que têm sido dados passos importantes na saúde oral no SNS”.

Orlando Monteiro da Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), insistiu também no reconhecimento de uma especialidade que é “tão importante para a população, principalmente para os que têm piores condições financeiras”. E frisou que “a OMD não vai desistir, para que os profissionais desta área da saúde possam ver o seu trabalho reconhecido no SNS”.

No encontro, esteve em destaque o recente despacho do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, que levou à criação de um grupo de trabalho para definir a carreira de medicina dentária no SNS. Este grupo já tinha sido prometido pelo responsável governamental a 20 de março, quando se assinalou o Dia Mundial da Saúde Oral e se anunciou a abertura do concurso para a contratação de mais médicos dentistas. O grupo, que vai integrar várias entidades ligadas à saúde, nomeadamente um representante da OMD, terá que apresentar propostas num prazo de seis meses.

Saiba mais aqui.

23 Maio, 2017
Atualidade

Notícias relacionadas