“Todos juntos vamos combater a doença periodontal”
No dia 12 de maio de 2017 assinalou-se o Dia Europeu da Saúde Periodontal. A doença periodontal afeta 35% da população mundial e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 50% dos adultos. “Os números são alarmantes, a prevenção é fundamental e o tratamento, em qualquer estado, é totalmente eficaz”. Para aprofundar este tema, falámos com Susana Noronha, presidente da Sociedade Portuguesa de Periodontologia e Implantes.
Que tipo de iniciativas levaram a cabo em Portugal a propósito do Dia Europeu da Saúde Periodontal?
Susana Noronha: A Sociedade Portuguesa de Periodontologia e Implantes (SPPI) e a Federação Europeia de Periodontologia (EFP) promoveram, no dia 12 de maio de 2017, o Dia Europeu da Saúde Periodontal, uma ação internacional de consciencialização centrada no tema “Todos juntos vamos combater a doença periodontal”. Para tal foi desenvolvido um programa de divulgação alargado e abrangente que incluiu: ação de rua no dia 12 de maio (em Lisboa, na estação do Metro do Marquês de Pombal e na zona do Chiado; no Porto, na estação de Metro da Trindade e na Avenida da Liberdade; e em Coimbra, na Praça da República); ações de divulgação nos meios de comunicação social dirigida à população, através de entrevistas nos diferentes canais de televisão e em algumas rádios; informações permanentes no site e no facebook da Sociedade; informação dirigida aos médicos dentistas, em revistas da área.
Que balanço faz dessas atividades?
SN: O balanço das atividades desenvolvidas pela SPPI no âmbito do Dia Europeu da Saúde Periodontal foi extremamente positivo. Não só tivemos a oportunidade de estar em contacto direto com a população, em vários locais, informando e esclarecendo todas as questões que nos eram colocadas, como também foi possível chegar ainda a mais pessoas, através das entrevistas nos meios de comunicação social que nos permitiram divulgar a importância de manter as gengivas saudáveis. O nosso objetivo é que estas atividades representem o início de uma série de campanhas estruturadas e periódicas, desenhadas com o objetivo de sensibilizar a população.
Entrevista completa numa das próximas edições.
12 Junho, 2017
Entrevistas