“Todos juntos vamos combater a doença periodontal”

Imagem da notícia: “Todos juntos vamos combater a doença periodontal”

No dia 12 de maio de 2017 assinalou-se o Dia Europeu da Saúde Periodontal. A doença periodontal afeta 35% da população mundial e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 50% dos adultos. “Os números são alarmantes, a prevenção é fundamental e o tratamento, em qualquer estado, é totalmente eficaz”. Para aprofundar este tema, falámos com Susana Noronha, presidente da Sociedade Portuguesa de Periodontologia e Implantes.

Que tipo de iniciativas levaram a cabo em Portugal a propósito do Dia Europeu da Saúde Periodontal?
Susana Noronha: A Sociedade Portuguesa de Periodontologia e Implantes (SPPI) e a Federação Europeia de Periodontologia (EFP) promoveram, no dia 12 de maio de 2017, o Dia Europeu da Saúde Periodontal, uma ação internacional de consciencialização centrada no tema “Todos juntos vamos combater a doença periodontal”. Para tal foi desenvolvido um programa de divulgação alargado e abrangente que incluiu: ação de rua no dia 12 de maio (em Lisboa, na estação do Metro do Marquês de Pombal e na zona do Chiado; no Porto, na estação de Metro da Trindade e na Avenida da Liberdade; e em Coimbra, na Praça da República); ações de divulgação nos meios de comunicação social dirigida à população, através de entrevistas nos diferentes canais de televisão e em algumas rádios; informações permanentes no site e no facebook da Sociedade; informação dirigida aos médicos dentistas, em revistas da área.

Que balanço faz dessas atividades?
SN: O balanço das atividades desenvolvidas pela SPPI no âmbito do Dia Europeu da Saúde Periodontal foi extremamente positivo. Não só tivemos a oportunidade de estar em contacto direto com a população, em vários locais, informando e esclarecendo todas as questões que nos eram colocadas, como também foi possível chegar ainda a mais pessoas, através das entrevistas nos meios de comunicação social que nos permitiram divulgar a importância de manter as gengivas saudáveis. O nosso objetivo é que estas atividades representem o início de uma série de campanhas estruturadas e periódicas, desenhadas com o objetivo de sensibilizar a população.

Entrevista completa numa das próximas edições.

12 Junho, 2017
Entrevistas


Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

GSD Dental Clinics abre nova unidade em Alcântara

A nova clínica de Alcântara representa, segundo Gonçalo Seguro Dias – fundador da GSD Dental Clinics -, mais do que um novo projeto: vem dar continuidade a um projeto lançado por Hugo Pinto que “é alguém a quem a camisola GSD serve como uma luva”. Além disso, esta parceria “é um sinal de que temos feito um caminho estruturado”, com “uma equipa coesa e uma marca na qual as pessoas podem confiar”.

Ler mais 13 Maio, 2022
EntrevistasMedicina dentária

“Priorizamos as relações humanas”

Com 15 anos de existência, a Clínica Domus Salutem é uma referência na cidade que a viu nascer: Abrantes. Diogo Fragoso e Cláudia Cardoso, parceiros na vida e na profissão, lideram este projeto que aposta na medicina dentária e noutras valências médicas, sempre com um único objetivo em mente: a excelência na medicina dentária e satisfação plena dos pacientes.

Ler mais 12 Maio, 2022
EntrevistasMedicina dentária

A Importância da Saúde Oral nas escolas

Mariana Baptista Mercatelli, médica dentista na Cliniviseu, participou no projeto “Bem-me-quero” organizado pela Escola Profissional Profitecla de Viseu. Uma iniciativa que leva profissionais de várias áreas a fazer ações de sensibilização aos alunos desta escola.

Ler mais 25 Abril, 2022
AtualidadeEntrevistasMedicina dentária