“Esta pós-graduação é inédita em Portugal”

Imagem da notícia: “Esta pós-graduação é inédita em Portugal”

A Pós-graduação em Aplicações de Laser está no final do seu primeiro ano de existência e tem sido “um sucesso, com lotação completa e com vários alunos a aguardar próxima edição”. Quem o diz é Luís Monteiro, o coordenador pedagógico deste curso.

“Esta pós-graduação é inédita em Portugal, principalmente porque dá uma formação de caráter universitário, prático e de conhecimento aprofundado na área do laser baseado na evidência científica. Contamos também com palestrantes de referência mundial como o prof. Marco Meleti, o prof. Paolo Vescovi ou o prof. Giovanni Olivi. Assim, algumas das dúvidas ou tabus que o médico dentista muitas vezes pode ter relativamente ao laser (sobre a utilidade, contra-indicações) são claramente respondidos pela evidência dos resultados dos tratamentos com esta tecnologia. Aliás, algo também original e seguramente importante é a possibilidade de os alunos, por eles próprios e tutelados, poderem aplicar o conhecimento que vão adquirindo ao longo do curso na Clínica de Laser, onde encontram muitos utentes necessitando de tratamentos que incluem alguns clássicos como exérese de lesões orais (sem sangramento) (fibromas, papilomas, leucoplasias), tratamentos sem necessidade de recurso a anestesia como dessensibilisação dentinária, frenectomias linguais/ labiais, gengivectomias, ou preparações de cavidades para restaurações e até tratamentos mais inovadores não invasivos como da Roncopatia ou estética orofacial. A aquisição de conhecimentos básicos da física do laser e das sessões hands-on sobre interação de tecidos vai permitindo aos alunos outro nível de conhecimento na área do laser e muitas vezes uma nova forma de trabalhar. Notamos que o laser começa a fazer parte da prática clínica diária de medicina dentária dos alunos”, explica.

Saiba mais numa das próximas edições.

13 Junho, 2017
Entrevistas

Notícias relacionadas

Nasceu o laboratório Pedro Estadão Dental Studio

Pedro Chora Estadão abraçou, no início do ano, a responsabilidade técnica dos laboratórios Labimplant e Marum-Tecnidente do grupo Instituto de Implantologia. No entanto, a situação gerada pela pandemia de Covid-19 alterou os seus planos, terminando assim a sua ligação a João Caramês e encetando um novo desafio profissional: a criação do seu próprio laboratório, o Pedro Estadão Dental Studio.

Ler mais 2 Setembro, 2020
EntrevistasPrótese dentária