“Não vou escrever sobre medicina dentária”

Imagem da notícia: “Não vou escrever sobre medicina dentária”

Crónica da médica dentista Cátia Íris Gonçalves publicada na DentalPro 114.

“Não, hoje não vou escrever sobre medicina dentária. Hoje vou escrever sobre o resto. Porque também já não sei se a medicina dentária existe, tal como a conheci.

Quem é médico dentista de certeza sabe do que falo: mais do que uma profissão ou um estilo de vida (ou antes, a sua anulação), mais próxima de uma seita ultra-escrupulosa para extra-terrestres, na qual não existe cá espaço para funfuns nem gaitinhas. Que dormir já é um privilégio para muito poucos.

A selecção natural profissional tem sido impiedosa, no sentido de beneficiar os mais-qualquer-coisa que os outros. E os outros, por sua vez, não fizeram nada de errado: apenas não foram “mais-qualquer-coisa” que os primeiros – mais dedicados, inteligentes, estudiosos, hábeis ou, até, quem sabe, mais espertalhaços, dados a aparências ou manhosos: a arte da manha, em Portugal, é muitíssimo bem recompensada”.

5 Julho, 2017
Opinião

Notícias relacionadas

Nélio Veiga: o ensino da medicina dentária em período pandémico

Nélio Veiga, coordenador do segundo ciclo de estudos do Curso de Mestrado Integrado em Medicina Dentária (MIMD) da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade Católica Portuguesa (FMD-UCP), fala-nos sobre o ensino da medicina dentária e dos grandes desafios das universidades nesta fase de adaptação.

Ler mais 8 Outubro, 2020
FormaçãoMedicina dentáriaOpinião

Francisco do Vale: o ensino da medicina dentária em período pandémico

Francisco do Vale, coordenador do Curso de Mestrado Integrado em Medicina Dentária (MIMD) e da Área de Medicina Dentária (AMD) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), fala-nos sobre o ensino da medicina dentária e dos grandes desafios das universidades nesta fase de adaptação.

Ler mais 6 Outubro, 2020
FormaçãoMedicina dentáriaOpinião