660 novos dentistas entraram no mercado de trabalho em 2016

Imagem da notícia: 660 novos dentistas entraram no mercado de trabalho em 2016

Os Números da Ordem, documento elaborado anualmente pela Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) que reúne os principais indicadores sobre os profissionais da área, revela que, no ano passado, o número de inscritos na OMD aumentou para 10.688, mais 660 que em 2015. A média de idades dos médicos dentistas a exercer em Portugal é de 38 anos, havendo 4.206 médicos dentistas com menos de 35 anos, havendo apenas 253 médicos dentistas com mais de 60 anos.

Os Números da Ordem mostram ainda que a emigração tem crescido de forma exponencial na medicina dentária. O número de médicos dentistas com inscrição suspensa na OMD aumentou quase 19% no ano passado face a 2015. A emigração é o principal motivo para os médicos dentistas pedirem a suspensão da atividade em Portugal. Desde 2007, ano em que eclodiu a crise do subprime nos EUA e que nos anos seguintes contagiou drasticamente a economia mundial, incluindo Portugal, o número de médicos dentistas com inscrição suspensa e anulada, portanto inativos, na OMD quase que duplicou, passando de 689 em 2007 para 1.300 no ano passado. Ou seja, atualmente 12% dos membros da OMD têm a sua inscrição suspensa, um número sem precedentes.

O bastonário da OMD, Orlando Monteiro da Silva, sublinha que, “se é verdade que a emigração atingiu valores nunca vistos, ela não tem sido suficiente para diminuir o número de médicos dentistas a exercer em Portugal. Das universidades continuam a sair anualmente centenas de profissionais sem qualquer perspetiva de trabalho estável e sem ter em conta as necessidades do país. Um problema que carece de solução e que os ministérios da Educação e da Saúde não resolvem, apesar de devidamente alertados”.

Saiba mais aqui.

13 Julho, 2017
AtualidadeMedicina dentária

Notícias relacionadas

Covid-19: médicos dentistas contra novo confinamento

O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), Miguel Pavão, revelou no sábado que a classe "rejeita a ideia de um novo confinamento", após a sua atividade ter sido afetada pela pandemia de Covid-19, mas prometeu colaboração em qualquer outra circunstância.

Ler mais 27 Outubro, 2020
Medicina dentária

Cheques-dentista para crianças válidos até ao final do ano

A Direção-Geral da Saúde decidiu prorrogar a validade de todos os cheques-dentista relativos ao ano letivo 2019/20, ao abrigo do Programa de Saúde Oral nas Crianças e Jovens – 7, 10 e 13 anos. Assim, todos os cheques que se encontravam no estado emitido ou em curso passam a ser aceites até 31 de dezembro de 2020 (ao invés de 31 de outubro de 2020, como inicialmente previsto).

Ler mais 26 Outubro, 2020
Medicina dentária