Clitrofa organizou V Curso Implantes Zigomáticos

Imagem da notícia: Clitrofa organizou V Curso Implantes Zigomáticos

Entre os dias 9 e 11 de novembro, a Clitrofa, em parceria com a marca de implantes S.I.N., organizou o V Curso de Implantes Zigomáticos. Fernando Duarte, diretor clínico da Clitrofa e consultor científico internacional da S.I.N., falou com a DentalPro sobre este curso que se dividiu em três dias de formação teórica (princípios e conceitos gerais), teórico-prática (formação hands-on com recurso a modelos) e prática (residência clínica, com a realização de três cirurgias).

“O nosso objetivo é que os participantes compreendam as possibilidades de tratamento em pacientes desdentados totais, avaliem as possibilidades de tratamento cirúrgico em maxilas com reabsorção óssea severa sem recurso a enxertos ósseos e obtenham conhecimentos para a reabilitação protética de pacientes tratados com implantes zigomáticos”, afirmou Fernando Duarte, acrescentando que “os implantes zigomáticos são a última linha de reabilitação com implantes que temos disponíveis, usando ancoragem no andar médio da face. A nossa equipa realiza este procedimento há cerca de 16 anos, temos uma vasta experiência não só em termos de prática clínica, mas também ao nível da formação. Este curso destina-se a profissionais que já tenham alguma experiência e que queiram evoluir nesta técnica”.

O grupo de formandos era composto por seis médicos dentistas – um português, dois russos e três espanhóis – e o núcleo de formadores contou com Fernando Duarte, mestre em Cirurgia Oral e Maxilofacial pelo Eastman Dental Institute – Universidade de Londres, Luís Pinheiro, mestrando em Cirurgia Oral e Maxilofacial pelo mesmo instituto, Carina Ramos, responsável pelo Departamento de Estética e Reabilitação Oral da Clitrofa, António de Sousa, mestre em Ortodontia, Oclusão de Prótese e Implantes, e Fernando Silva.

Leia a reportagem completa na próxima edição.

29 Novembro, 2017
Formação

Notícias relacionadas

1º Mestrado em Higiene Oral arranca a 30 de outubro

A Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMDUL) criou o primeiro Curso de Mestrado em Higiene Oral, tanto em Portugal como na Europa, e destina-se a titulares de grau de licenciado em Higiene Oral ou equivalente legal. As aulas deste curso, coordenado por Henrique Soares Luís, arrancam já no próximo dia 30 de outubro.

Ler mais 21 Outubro, 2020
FormaçãoMedicina dentária

Nélio Veiga: o ensino da medicina dentária em período pandémico

Nélio Veiga, coordenador do segundo ciclo de estudos do Curso de Mestrado Integrado em Medicina Dentária (MIMD) da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade Católica Portuguesa (FMD-UCP), fala-nos sobre o ensino da medicina dentária e dos grandes desafios das universidades nesta fase de adaptação.

Ler mais 8 Outubro, 2020
FormaçãoMedicina dentáriaOpinião