Celebre o Dia Europeu da Saúde Periodontal

Imagem da notícia: Celebre o Dia Europeu da Saúde Periodontal

É já daqui a 10 dias que se celebra o Dia da Saúde Periodontal na Europa. Em nome da Sociedade Portuguesa de Periodontologia e Implantes (SPPI) e da Federação Europeia de Periodontologia (EFP), o 12 de maio é promovido para a consciencialização internacional da importância da saúde gengival.

“A saúde começa com gengivas saudáveis” é o slogan escolhido e que será celebrado com o objetivo de sensibilizar a opinião pública sobre a crescente ameaça que as doenças periodontais representam para a saúde geral e para a saúde pública.

A gengivite e a periodontite são duas doenças inflamatórias crónicas periodontais, que afetam 8 em cada 10 pessoas com idade igual ou superior a 35 anos em toda a Europa, pelo que estão entre as patologias mais comuns. Apesar destas doenças serem pouco conhecidas, a evidência científica mostra que a periodontite está associada a doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, doenças renais crónicas, artrite reumatoide e outras patologias crónicas graves.

Por ocasião do Dia Europeu da Saúde Periodontal 2018, a SPPI está a organizar uma série de iniciativas, como ações de rua nas cidades de Lisboa, Porto e Coimbra, edição de vídeos e textos de divulgação das doenças periodontais nas redes sociais, revistas da especialidade e no sítio da SPPI.

2 Maio, 2018
Atualidade

Notícias relacionadas

Grande Prémio Ciência Viva distingue Alexandre Quintanilha

Alexandre Quintanilha foi distinguido com o Grande Prémio Ciência Viva, pela sua ação notável na promoção da cultura científica. Destaque ainda para o Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, galardoado com o Prémio Ciência Viva Educação, e para a campanha de educação “2 Minutos para Mudar de Vida, que recebeu o Prémio Ciência Viva Media.

Ler mais 24 Novembro, 2020
Atualidade

Elixir bucal pode eliminar o coronavírus?

A pesquisa – liderada pela Universidade de Cardiff, no Reino Unido – afirma que os elixires bucais que contenham 0,07% de cloreto de cetilpiridínio (CPC) estão a mostrar “sinais promissores” na redução do vírus.

Ler mais 20 Novembro, 2020
Atualidade