Investigadores redefinem o propósito da Terapia Fotodinâmica

Imagem da notícia: Investigadores redefinem o propósito da Terapia Fotodinâmica

Um estudo liderado por investigadores da Universidade de Coimbra revelou que a Terapia Fotodinâmica é eficaz no tratamento de infeções dentárias.

A Terapia Fotodinâmica, já aplicada com sucesso no tratamento de vários tipos de cancro, carateriza-se por ser uma terapia não invasiva que permite eliminar diferentes células envolvendo a combinação de um fotossensibilizador (medicamento) ativado com uma fonte de luz inofensiva.

Neste estudo, os investigadores testaram, pela primeira vez, um derivado de clorofila extraída de uma alga como fotossensibilizador. Os resultados foram altamente promissores.

“Um fotossensibilizador, constituído por uma molécula de clorofila modificada, revelou-se muito mais eficaz relativamente às técnicas clássicas usadas na prática clínica” revelam os coordenadores do estudo, João Miguel Santos e Teresa Gonçalves. “A aplicação da Terapia Fotodinâmica na medicina dentária apresenta-se como uma estratégia de futuro. Os atuais tratamentos são insuficientes para garantir o sucesso da intervenção e evitar complicações a médio-longo prazo”.

Para se ter uma ideia da dimensão do problema, estudos anteriores demonstraram que mais de 50% da população, com idade superior a 50 anos, sofre deste tipo de infeções. Por isso, concluem João Miguel Santos e Teresa Gonçalves, “é essencial apostar em abordagens avançadas para combater este problema e aumentar a taxa de sucesso do tratamento endodôntico”.

O estudo, que teve a colaboração da Universidade de Aveiro e da Universidade Federal de São Carlos (Brasil), foi desenvolvido ao longo de três anos e envolveu 13 investigadores de áreas do saber distintas (médicos dentistas, microbiologistas e químicos).

17 Maio, 2018