10 anos de cheque-dentista: opinião de Mexia de Almeida

Imagem da notícia: 10 anos de cheque-dentista: opinião de Mexia de Almeida

Num artigo publicado no Health Policy, “Ten years since the 2008 introduction of dental vouchers in the Portuguese NHS”, os autores  – Jorge Simões e colaboradores – apresentam o impacto do acesso a tratamentos dentários proporcionados pela introdução, em 2008, do cheque-dentista. 

César Mexia de Almeida, professor catedrático aposentado de Medicina Dentária Preventiva e Comunitária da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, comenta algumas conclusões e propõe como medidas importantes para o progresso da saúde oral dos portugueses “a avaliação por análise multivariada de regressão do efeito dos selantes de fissuras na prevalência e na gravidade da cárie nos jovens observados nos estudos de prevalência das doenças orais da Direcção-Geral da Saúde, assim como a selecção do Coordenador Nacional de Promoção da Saúde Oral e representante nacional no Conselho Europeu de Chief Dental Officers, por meio de concurso público aberto a profissionais de saúde oral com pós-graduação em saúde oral preventiva e comunitária e ainda a introdução da observação oral anual de todos os jovens frequentando creches e jardins de infância públicos ou de IPSS e todos os níveis escolares públicos em particular das zonas desfavorecidas”.

Saiba mais na próxima edição da DentalPro.

14 Janeiro, 2019
Medicina dentáriaOpinião

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

SPEMD celebrou Dia Mundial da Saúde Oral 2024

A Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD) celebrou o Dia Mundial da Saúde Oral 2024 com um foco especial na importância da acessibilidade aos cuidados de saúde oral. No passado dia 20 de março promoveu diversas ações de sensibilização para esta temática.

Ler mais 26 Março, 2024
Medicina dentária

SMD reúne com Associação Portuguesa de Seguradores

O Sindicato dos Médicos Dentistas reuniu-se a 28 de fevereiro com o Conselho de Direção da Associação Portuguesa de Seguradores, com o objetivo da criação de proposta de lei que regulamente os denominados Planos de Saúde.

Ler mais 7 Março, 2024
Medicina dentária