Portugal junta-se ao Dia Europeu da Saúde Periodontal

Imagem da notícia: Portugal junta-se ao Dia Europeu da Saúde Periodontal

“Gengivas saudáveis, sorriso bonito” é o slogan escolhido para o Dia Europeu da Saúde Periodontal 2019, que será celebrado no dia 12 de maio, em Portugal e em toda a Europa, com o objetivo de sensibilizar a opinião pública sobre a importância da saúde gengival e a crescente ameaça que as doenças periodontais representam para a saúde geral e para a saúde pública.

A gengivite e a periodontite são duas doenças inflamatórias crónicas periodontais, que afetam 8 em cada 10 pessoas com idade igual ou superior a 35 anos em toda a Europa, pelo que estão entre as patologias mais comuns. Apesar destas doenças serem pouco conhecidas, a evidência científica mostra que a periodontite está associada a doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, doenças renais crónicas, artrite reumatoide e outras patologias crónicas graves.

O Dia Europeu da Saúde Periodontal 2019 tem como objetivo lembrar às pessoas que, mesmo que muitas vezes negligenciada, a saúde da gengiva é um fator chave para a saúde geral ao longo da vida, e que a doença é uma preocupação de saúde pública relevante, pois está ligada a relacionada com patologias muito sérias, incluindo doenças cardio e cerebrovasculares, em Portugal e no resto da Europa.

Susana Noronha, presidente da SPPI, reforça a ideia que “ainda temos um caminho pela frente no aumento da literacia da população e na promoção e motivação para a saúde oral. Devemos informar mais e melhor, sensibilizando os pacientes para a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado das doenças periodontais. A direção da SPPI está fortemente empenhada neste objetivo. O programa desenvolvido para a celebração do Dia Europeu da Saúde Periodontal é um claro exemplo da aposta na consciencialização da população”.

30 Abril, 2019