Portugal junta-se ao Dia Europeu da Saúde Periodontal

Imagem da notícia: Portugal junta-se ao Dia Europeu da Saúde Periodontal

“Gengivas saudáveis, sorriso bonito” é o slogan escolhido para o Dia Europeu da Saúde Periodontal 2019, que será celebrado no dia 12 de maio, em Portugal e em toda a Europa, com o objetivo de sensibilizar a opinião pública sobre a importância da saúde gengival e a crescente ameaça que as doenças periodontais representam para a saúde geral e para a saúde pública.

A gengivite e a periodontite são duas doenças inflamatórias crónicas periodontais, que afetam 8 em cada 10 pessoas com idade igual ou superior a 35 anos em toda a Europa, pelo que estão entre as patologias mais comuns. Apesar destas doenças serem pouco conhecidas, a evidência científica mostra que a periodontite está associada a doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, doenças renais crónicas, artrite reumatoide e outras patologias crónicas graves.

O Dia Europeu da Saúde Periodontal 2019 tem como objetivo lembrar às pessoas que, mesmo que muitas vezes negligenciada, a saúde da gengiva é um fator chave para a saúde geral ao longo da vida, e que a doença é uma preocupação de saúde pública relevante, pois está ligada a relacionada com patologias muito sérias, incluindo doenças cardio e cerebrovasculares, em Portugal e no resto da Europa. 

Susana Noronha, presidente da SPPI, reforça a ideia que “ainda temos um caminho pela frente no aumento da literacia da população e na promoção e motivação para a saúde oral. Devemos informar mais e melhor, sensibilizando os pacientes para a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado das doenças periodontais. A direção da SPPI está fortemente empenhada neste objetivo. O programa desenvolvido para a celebração do Dia Europeu da Saúde Periodontal é um claro exemplo da aposta na consciencialização da população”. 

30 Abril, 2019
Medicina dentária

Notícias relacionadas

Covid-19: médicos dentistas contra novo confinamento

O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), Miguel Pavão, revelou no sábado que a classe "rejeita a ideia de um novo confinamento", após a sua atividade ter sido afetada pela pandemia de Covid-19, mas prometeu colaboração em qualquer outra circunstância.

Ler mais 27 Outubro, 2020
Medicina dentária

Cheques-dentista para crianças válidos até ao final do ano

A Direção-Geral da Saúde decidiu prorrogar a validade de todos os cheques-dentista relativos ao ano letivo 2019/20, ao abrigo do Programa de Saúde Oral nas Crianças e Jovens – 7, 10 e 13 anos. Assim, todos os cheques que se encontravam no estado emitido ou em curso passam a ser aceites até 31 de dezembro de 2020 (ao invés de 31 de outubro de 2020, como inicialmente previsto).

Ler mais 26 Outubro, 2020
Medicina dentária