Trabalho da FMUC premiado no II Congresso da SPE

O trabalho intitulado “Adesão a cimentos de silicato de cálcio: revisão narrativa” recebeu o primeiro prémio de melhor poster na Categoria de Revisão. A distinção foi concedida no II Congresso da Sociedade Portuguesa de Endodontologia (SPE), que decorreu recentemente em Coimbra.
Nos últimos anos, os tratamentos de polpa vital têm ganhado uma atenção considerável na medicina dentária, visando a manutenção da vitalidade e saúde pulpar após um traumatismo ou exposição associada a uma lesão de cárie. Nestes tratamentos que mantêm a vitalidade pulpar, são utilizados biomateriais. Deste modo, os biomateriais utilizados nestes procedimentos conservadores devem ter uma série de características, tais como a capacidade de preservar a vitalidade pulpar, aderir à dentina e ao material restaurador, bem como ser capazes de resistir a forças durante a função.
“Como biomateriais temos ao nosso dispor cimentos de silicato de cálcio que são utilizados com este propósito. É fundamental que haja uma ligação adequada entre o material restaurador e o biomaterial, de modo a garantir um selamento coronário capaz de prevenir microinfiltrações, bem como garantir uma adesão eficaz, capaz de reter a restauração. Além disso, a restauração definitiva deverá ser realizada o mais rápido possível, de modo a maximizar o prognóstico. Deste modo, é crucial a elaboração de um protocolo restaurador que permita garantir o sucesso de um tratamento pulpar conservador”.
Os autores que contribuíram para este trabalho foram Márcia Antunes, Joana Marques, Rui Isidro Falacho, Luís Roseiro, João Miguel Santos, João Carlos Ramos e Paulo Jorge Palma, profissionais da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC).
Saiba mais aqui.
27 Junho, 2019
Medicina dentária