Criada clínica dentária itinerante em São Tomé e Príncipe

Imagem da notícia: Criada clínica dentária itinerante em São Tomé e Príncipe

O projeto Saúde A Sorrir de São Tomé e Príncipe, promovido pela ONG Mundo A Sorrir, recebe apoio da Embaixada da Austrália em Lisboa, no âmbito do Programa de Ajuda Direta (PAD), até março de 2020.

O projeto tem como principal objetivo melhorar o acesso a cuidados em saúde oral da população infantil dos distritos de Cantagalo e Caué, através da criação de uma clínica dentária itinerante. O sistema portátil, adquirido com o apoio da Embaixada, está equipado com todos os instrumentos necessários para a realização de tratamentos médico dentários, sendo muito fácil de transportar para as roças/comunidades que se encontram distantes dos centros de saúde. Desta forma, será possível dar continuidade às atividades de assistência médico-dentária nas escolas dos distritos. 

No âmbito desta parceria, entre os meses de março e junho de 2019, a Mundo A Sorrir já cumpriu 48% do objetivo a atingir, ou seja, 715 tratamentos médico-dentários a crianças de 14 escolas primárias, que de outro modo não teriam a oportunidade de receber tratamentos, visto que os profissionais de saúde oral existentes no país são escassos e, para além disso, encontram-se a mais de 20 quilómetros da sua área de residência. Nestes primeiros quatro meses de intervenção, o projeto contou com o apoio do Ministério da Saúde em São Tomé e Príncipe e da Câmara de Cantagalo e Caué, beneficiando 2.579 crianças.

A iniciativa despertou o interesse de todos os atores sociais, bem como da comunidade local, principalmente os adultos e idosos residentes nas roças, que procuram os médicos dentistas da organização para tentar receber tratamentos dentários. 

17 Julho, 2019
Medicina dentária

Notícias relacionadas

SOPIO: IV Meeting realiza-se em maio

Depois de o evento de 2020 ter sido adiado, o encontro dos especialistas em implantologia oral vai acontecer no próximo mês de maio, num formato virtual.

Ler mais 5 Abril, 2021
AtualidadeEventosMedicina dentária