Criada clínica dentária itinerante em São Tomé e Príncipe

Imagem da notícia: Criada clínica dentária itinerante em São Tomé e Príncipe

O projeto Saúde A Sorrir de São Tomé e Príncipe, promovido pela ONG Mundo A Sorrir, recebe apoio da Embaixada da Austrália em Lisboa, no âmbito do Programa de Ajuda Direta (PAD), até março de 2020.

O projeto tem como principal objetivo melhorar o acesso a cuidados em saúde oral da população infantil dos distritos de Cantagalo e Caué, através da criação de uma clínica dentária itinerante. O sistema portátil, adquirido com o apoio da Embaixada, está equipado com todos os instrumentos necessários para a realização de tratamentos médico dentários, sendo muito fácil de transportar para as roças/comunidades que se encontram distantes dos centros de saúde. Desta forma, será possível dar continuidade às atividades de assistência médico-dentária nas escolas dos distritos. 

No âmbito desta parceria, entre os meses de março e junho de 2019, a Mundo A Sorrir já cumpriu 48% do objetivo a atingir, ou seja, 715 tratamentos médico-dentários a crianças de 14 escolas primárias, que de outro modo não teriam a oportunidade de receber tratamentos, visto que os profissionais de saúde oral existentes no país são escassos e, para além disso, encontram-se a mais de 20 quilómetros da sua área de residência. Nestes primeiros quatro meses de intervenção, o projeto contou com o apoio do Ministério da Saúde em São Tomé e Príncipe e da Câmara de Cantagalo e Caué, beneficiando 2.579 crianças.

A iniciativa despertou o interesse de todos os atores sociais, bem como da comunidade local, principalmente os adultos e idosos residentes nas roças, que procuram os médicos dentistas da organização para tentar receber tratamentos dentários. 

17 Julho, 2019
Medicina dentária

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

SPEMD celebrou Dia Mundial da Saúde Oral 2024

A Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD) celebrou o Dia Mundial da Saúde Oral 2024 com um foco especial na importância da acessibilidade aos cuidados de saúde oral. No passado dia 20 de março promoveu diversas ações de sensibilização para esta temática.

Ler mais 26 Março, 2024
Medicina dentária

SMD reúne com Associação Portuguesa de Seguradores

O Sindicato dos Médicos Dentistas reuniu-se a 28 de fevereiro com o Conselho de Direção da Associação Portuguesa de Seguradores, com o objetivo da criação de proposta de lei que regulamente os denominados Planos de Saúde.

Ler mais 7 Março, 2024
Medicina dentária