“Não peço que votem em mim, votem na mudança!”

Imagem da notícia: “Não peço que votem em mim, votem na mudança!”

Coragem, disrupção e proximidade são as expressões de mudança que defendo. Por isso, candidato-me a bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) com uma equipa que pretende um caminho de valorização da medicina dentária e de defesa dos médicos dentistas. Porque defender os princípios de atuação dos médicos dentistas é salvaguardar a saúde oral de todos os portugueses”. Miguel Pavão, médico dentista de 40 anos, anunciou a sua candidatura à OMD no início de fevereiro e, um mês depois, marcámos encontro para perceber as suas motivações.

“Queremos ser disruptivos, trazer renovação, inovação, que vai desde as pessoas às ideias. Se é para fazer igual, não vale a pena… Nesse sentido, temos várias ideias baseadas em quatro pilares principais: defender a classe profissional; defender melhores políticas de saúde oral; valorizar a profissão pelo ensino e formação; e reestruturar a OMD. Apesar de estar, neste momento, numa posição de alternativa à atual Ordem não sou crítico só por ser crítico, assumo-me como um crítico construtivo. Sei que há muitas coisas muito bem conseguidas, como o congresso anual da OMD e a formação contínua, e outras que não correram tão bem, mas que tinham a pretensão de serem bem feitas. Há que mudar algumas coisas e tentar otimizar outras. A Ordem tem que ser uma organização ‘umbrella’, uma organização cimeira que envolve vários e não uma organização que “seca” vários”.

Não perca a entrevista completa na próxima edição da DentalPro.

27 Março, 2020
Entrevistas

Notícias relacionadas

“Pretendemos que esta formação se situe na vanguarda”

Longínquo vai o ano de 1999, quando a base da especialização em periodontologia foi apresentada pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP). Volvidas mais de duas décadas, Ricardo Faria Almeida é o responsável pela nova pós-graduação de Periodontologia e Implantes da instituição portuense.

Ler mais 30 Março, 2021
Entrevistas

“Somos um sindicato democrático”

Em 2010, a DentalPro conversou com António Roseiro, o presidente do primeiro Sindicato dos Médicos Dentistas, instituição que acabou por desaparecer. Uma década depois, é constituído um novo organismo, o Sindicato dos Médicos Dentistas Português (SMDP), e não pudemos deixar de dar voz a João Neto, o seu membro fundador número um e presidente da assembleia-geral.

Ler mais 11 Janeiro, 2021
Entrevistas

“O nosso foco é a digitalização da ortodontia invisível”

Fundada em 2019, a Impress é uma rede de clínicas espanhola especializada em ortodontia invisível que aposta num serviço exclusivamente digital. Após uma primeira consulta presencial, os médicos dentistas fazem todo o acompanhamento dos pacientes através de uma app. Por meio de uma videochamada com Diliara Lupenko, cofundadora e Chief Operating Officer (COO) da Impress, ficámos a conhecer melhor este projeto.

Ler mais 31 Dezembro, 2020
Entrevistas