Holanda: várias clínicas dentárias em risco de falir

Imagem da notícia: Holanda: várias clínicas dentárias em risco de falir

Centenas de clínicas dentárias, que tratam aproximadamente um milhão de holandeses, informaram a Autoridade Holandesa de Assistência à Saúde (NZa) que só conseguirão “sobreviver algumas semanas”. Quem o diz é o vice-presidente da Associação Holandesa de Dentistas (ANT), Ravin Raktoe.

Tal como em Portugal, os dentistas na Holanda só podem atender os pacientes em casos comprovadamente urgentes, o que corresponde apenas a 2 ou 3% de todos os tratamentos. Como explica Ravin Raktoe, esta percentagem acentuadamente reduzida não suportaria de forma alguma os custos fixos das clínicas, em que cerca de 80 a 85% da faturação total é derivada dos cuidados de saúde oral prestados.

A decisão de manter fechadas as clínicas acontece porque as atividades de medicina dentária, estomatologia e odontologia, bem como demais cuidados de saúde oral, pela sua natureza, implicam o contacto direto, próximo e demorado entre o profissional de saúde e o paciente, circunstância que representa risco acrescido de contágio pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da doença Covid-19.

Os empresários que veem a sua atividade parada, mas que precisam de continuar a pagar custos fixos, como mão-de-obra e renda, podem, graças às medidas do governo, apelar a esquemas como o Temporary Emergency Measure Bridging Employment (NOW). O chamado programa TOGS também pode dar-lhes algum apoio financeiro. No entanto, os profissionais de saúde oral não podem usufruir destas medidas, uma vez que estão excluídos.

Saiba mais aqui.

7 Abril, 2020
Medicina dentária

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

SPEMD celebrou Dia Mundial da Saúde Oral 2024

A Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD) celebrou o Dia Mundial da Saúde Oral 2024 com um foco especial na importância da acessibilidade aos cuidados de saúde oral. No passado dia 20 de março promoveu diversas ações de sensibilização para esta temática.

Ler mais 26 Março, 2024
Medicina dentária

SMD reúne com Associação Portuguesa de Seguradores

O Sindicato dos Médicos Dentistas reuniu-se a 28 de fevereiro com o Conselho de Direção da Associação Portuguesa de Seguradores, com o objetivo da criação de proposta de lei que regulamente os denominados Planos de Saúde.

Ler mais 7 Março, 2024
Medicina dentária