Holanda: várias clínicas dentárias em risco de falir

Imagem da notícia: Holanda: várias clínicas dentárias em risco de falir

Centenas de clínicas dentárias, que tratam aproximadamente um milhão de holandeses, informaram a Autoridade Holandesa de Assistência à Saúde (NZa) que só conseguirão “sobreviver algumas semanas”. Quem o diz é o vice-presidente da Associação Holandesa de Dentistas (ANT), Ravin Raktoe.

Tal como em Portugal, os dentistas na Holanda só podem atender os pacientes em casos comprovadamente urgentes, o que corresponde apenas a 2 ou 3% de todos os tratamentos. Como explica Ravin Raktoe, esta percentagem acentuadamente reduzida não suportaria de forma alguma os custos fixos das clínicas, em que cerca de 80 a 85% da faturação total é derivada dos cuidados de saúde oral prestados.

A decisão de manter fechadas as clínicas acontece porque as atividades de medicina dentária, estomatologia e odontologia, bem como demais cuidados de saúde oral, pela sua natureza, implicam o contacto direto, próximo e demorado entre o profissional de saúde e o paciente, circunstância que representa risco acrescido de contágio pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da doença Covid-19.

Os empresários que veem a sua atividade parada, mas que precisam de continuar a pagar custos fixos, como mão-de-obra e renda, podem, graças às medidas do governo, apelar a esquemas como o Temporary Emergency Measure Bridging Employment (NOW). O chamado programa TOGS também pode dar-lhes algum apoio financeiro. No entanto, os profissionais de saúde oral não podem usufruir destas medidas, uma vez que estão excluídos.

Saiba mais aqui.

7 Abril, 2020
Medicina dentária

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notícias relacionadas

Susana Falardo Ramos reeleita presidente da EADSM

A médica dentista foi reeleita no congresso anual da European Academy of Dental Sleep Medicine (EASDM), que decorreu no passado dia 22 de novembro. Além disso, Susana Falardo Ramos foi reconhecida, pela Sociedade Espanhola de Medicina Dental do Sono, com o pin de ouro pelo trabalho desenvolvido

Ler mais 10 Dezembro, 2024
Medicina dentária

João Caramês eleito Presidente da EACim

Reconhecido pela sua vasta experiência e liderança no campo da implantologia cerâmica, o diretor da FMDUL assume a presidência com o propósito de impulsionar a excelência científica e a inovação tecnológica no setor, reforçando o papel da EACim como uma referência internacional no desenvolvimento e aplicação de implantes cerâmicos.

Ler mais 7 Novembro, 2024
Medicina dentária