Eleições da OMD voltam a realizar-se em junho

Imagem da notícia: Eleições da OMD voltam a realizar-se em junho

João Caramês, presidente da Mesa da Assembleia Geral da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), deixou ontem uma mensagem a todos os colegas a propósito das datas das eleições de 2020.

“No passado dia 14 de abril aceitei, nos termos do Estatuto da Ordem dos Médicos Dentistas, uma proposta do Senhor Bastonário relativa à suspensão do processo eleitoral, sustentada num parecer jurídico que me foi apresentado, de consultor jurídico externo. Deveu-se essa decisão às perspetivas então existentes de prorrogações sucessivas do estado de emergência. Hoje, ao dirigir-me a todos, já passamos pelo confinamento obrigatório e já todos suspendemos por decreto do Estado a nossa atividade”.

Acrescenta: “O que vivemos na ocasião ditou momentos de paragem, momentos de observação da realidade e momentos de avanço. Em abono da verdade, esta incerteza do passado vivido por todos, levou a que, na ocasião, atendessemos às concretas datas que o parecer me fez chegar e do qual vos dei conta. Sucede, porém, que, desde então, foram sendo divulgadas informações quer do Senhor Presidente da República, quer das Autoridades Governamentais e de Saúde Pública, de que se perspetiva o levantamento do estado de emergência, previsto para o início do mês de maio, marcando o início de uma nova fase de graduação e reabertura e permitindo o relançamento da economia. Esta nova fase, afigura-se bem diferente da que vivemos há semanas atrás”.

João Caramês assume que, “cumprindo as formalidades estatutárias, após ter comunicado a todos os órgãos sociais e não tendo sido manifestado desacordo sobre o ato decisório, perante a evolução da situação, determino o levantamento da suspensão do processo eleitoral, pelo que ao abrigo do art. 18.º do Decreto-Lei n.º 10-A/2020, de 13 de Março, que estabelece o limite legal de 30 de junho, marco o dia das eleições para o dia 27 de junho, devendo as listas candidatas ser entregues até ao limite do dia 15 de maio, com inteira salvaguarda das regras regulamentares e legais sobre a matéria”.

Leia a mensagem completa aqui.

26 Abril, 2020
Medicina dentária

Notícias relacionadas

Estudo da FMUC sobre cancro oral distinguido pela SPGH

Um estudo que explorou o potencial das biópsias líquidas no diagnóstico e na monitorização de doentes com cancro oral, desenvolvido por uma equipa multidisciplinar da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), foi distinguido pela Sociedade Portuguesa de Genética Humana (SPGH) com o prémio “Melhor Comunicação Oral em Investigação Clínica”.

Ler mais 27 Novembro, 2020
Medicina dentária

Clínica dentária Vita Centro do Porto celebra três anos

Como o próprio nome indica, as clínicas dentárias Vita Centro situam-se no coração de cada uma das cidades onde estão implementadas, nomeadamente Lisboa, Porto e Setúbal. O espaço localizado na cidade portuense celebra no próximo mês de dezembro o seu terceiro aniversário.

Ler mais 26 Novembro, 2020
Conteúdo patrocinadoMedicina dentária