Clínicas dentárias podem reabrir amanhã, mas com muitas regras

Imagem da notícia: Clínicas dentárias podem reabrir amanhã, mas com muitas regras

A Direção-Geral da Saúde (DGS) revelou recentemente quais as medidas a adotar em clínicas, consultórios ou serviços de saúde oral dos cuidados de saúde primários, setor social e privado na fase de desconfinamento. Com efeito, o documento emitido pela DGS, que produz efeitos a partir da meia-noite do dia 3 de maio, prevê “medidas adicionais que devem ser acauteladas para assegurar uma minimização da transmissão deste vírus”.

Considera a autoridade de saúde que, devido à proximidade com os utentes, estes “profissionais de saúde oral estão expostos a gotículas respiratórias e a aerossóis”, tornando o gabinete de consulta “uma potencial fonte de transmissão do vírus”. A atividade será condicionada, com consultas a serem marcadas previamente por telefone ou correio eletrónico e os utentes têm de usar máscara antes de serem atendidos pelo médico.

Orlando Monteiro da Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), revelou ao Porto Canal que, na reunião que ocorreu com o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, a OMD levou a proposta, que já tinha sido remetida por escrito, de “retoma da atividade” dos médicos dentistas. “É tempo de o Governo repensar esta suspensão” e preparar “uma reabertura programada” e “faseada” das clínicas e consultórios de medicina dentária.

Questionado quanto ao facto de o setor estar preparado para este passo, o responsável explicou que “há um conjunto de adaptações que todos estão em condições de o fazer” e que a OMD está a desenvolver um conjunto de recomendações que, em parte, serão uma adaptação dos procedimentos atualmente realizados nos atendimentos urgentes e inadiáveis.

Saiba mais aqui.

3 Maio, 2020
Medicina dentária


Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

EuroPerio10 arranca em junho

Depois de ter sido adiado em 2021 devido à pandemia, “o principal congresso mundial em periodontologia e implante odontologia” realiza-se agora de 15 a 18 de junho de 2022, em Copenhaga, Dinamarca. Estão já confirmados mais de 130 palestrantes de mais de 30 países no congresso.

Ler mais 25 Maio, 2022
AtualidadeEventosMedicina dentária