Portugueses criam escudo protetor de aerossóis em medicina dentária

Imagem da notícia: Portugueses criam escudo protetor de aerossóis em medicina dentária

Miguel Pais Clemente é investigador da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e Joaquim Gabriel Mendes está filiado à Faculdade de Engenharia da mesma academia. Segundo o semanário Expresso, “juntos desenvolveram um equipamento que apelidaram de ‘escudo protetor de aerossóis em medicina dentária’. A inovação, cuja patente está em processo de análise, visa conferir maior proteção aos utentes e aos profissionais de saúde.

A invenção, concebida em tempo recorde, promete resolver alguns dos desafios que a pandemia trouxe para este ramo de atividade. O instrumento — feito em acrílico para permitir uma visualização correta do campo operatório — é composto por uma campânula de proteção um forma de U invertido. O equipamento extrai os aerossóis através de um sistema de ventilação forçada, através de um filtro para reter bactérias e vírus.

Saiba mais aqui.

2 Junho, 2020
AtualidadeMedicina dentária

Notícias relacionadas

Webinar: “Medicina orofacial e oftalmologia”

É já amanhã (15 de abril), que decorre o XI Webinar gratuito, de Medicina orofacial e oftalmologia, um evento que conta com o apoio da Associação Portuguesa de Medicina Dentária Hospitalar (APMDH) e do Núcleo de Formação e Investigação em Cirurgia, Implantologia e Reabilitação Oral.

Ler mais 14 Abril, 2021
AtualidadeEventosFormação