Portugueses criam escudo protetor de aerossóis em medicina dentária

Imagem da notícia: Portugueses criam escudo protetor de aerossóis em medicina dentária

Miguel Pais Clemente é investigador da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e Joaquim Gabriel Mendes está filiado à Faculdade de Engenharia da mesma academia. Segundo o semanário Expresso, “juntos desenvolveram um equipamento que apelidaram de ‘escudo protetor de aerossóis em medicina dentária’. A inovação, cuja patente está em processo de análise, visa conferir maior proteção aos utentes e aos profissionais de saúde.

A invenção, concebida em tempo recorde, promete resolver alguns dos desafios que a pandemia trouxe para este ramo de atividade. O instrumento — feito em acrílico para permitir uma visualização correta do campo operatório — é composto por uma campânula de proteção um forma de U invertido. O equipamento extrai os aerossóis através de um sistema de ventilação forçada, através de um filtro para reter bactérias e vírus.

Saiba mais aqui.

2 Junho, 2020
Atualidade

Notícias relacionadas

II Simpósio Fotona assinala 20 anos da Lasermaq

A Fotona Portugal, representada em exclusivo pela Lasermaq em Portugal, realizou o seu segundo simpósio a 22 de maio de 2026, no Porto, num ano em que a empresa celebra duas décadas de atividade.

Ler mais 3 Setembro, 2026
Atualidade