“Estou muito feliz e grata por este reconhecimento”

Imagem da notícia: “Estou muito feliz e grata por este reconhecimento”

Depois de integrar em janeiro o conselho científico da European Academy of Dental Sleep Medicine (EADSM), Susana Falardo Ramos acaba de ser nomeada pela American Academy of Dental Sleep Medicine (AADSM) para o seu comité científico. Falámos com a médica dentista portuguesa sobre este assunto.

É a primeira médica dentista portuguesa na EADSM, certo? Acha que poderá abrir portas a outros portugueses?

Sou a primeira médica dentista portuguesa “eleita” para o comité científico da EADSM! Quando me tornei associada da academia, já existiam outros colegas portugueses inscritos. Não sei ao certo o número, mas creio que atualmente não devemos ultrapassar os seis. Com o título reconhecido de Qualified Dentist, creio que neste momento, e a contar com o meu, existam quatro no total. Na AADSM, aí sim, sou a primeira médica dentista portuguesa Full Member, Scientific Committee Member e Qualified Dentist. As portas das academias sempre estiveram abertas, e irão certamente continuar a estar, a todos os colegas portugueses que se queiram dedicar à medicina dentária do sono, assim como a colegas de outras nacionalidades.

O que significam para si estas nomeações?

Desde que conclui a minha licenciatura em 1996, a formação contínua pós-graduada fez sempre parte do meu percurso académico e clínico. Ao longo dos anos, fui traçando objetivos, escolhendo novos caminhos e alcançando novas metas. A eleição para a EADSM, e agora a nomeação da AADSM, representam o reconhecimento de todo o meu percurso académico, dos sacrifícios económicos, pessoais e profissionais que tive de tomar. Os quais, sem o apoio incondicional da minha família e dos amigos mais chegados, assim como dos colegas que diariamente colaboram comigo e das minhas assistentes, seriam muito difíceis de alcançar. Por outro lado, ao ser a primeira médica dentista portuguesa a integrar simultaneamente o comité científico destas duas academias internacionais, de grande prestígio na área da medicina dentária do sono, coloca sobre os meus ombros uma responsabilidade acrescida, mas que não me intimida. Estou obviamente muito feliz e grata por este reconhecimento.

Entrevista completa na DentalPro 149.

1 Julho, 2020
EntrevistasMedicina dentária

Notícias relacionadas

Covid-19: médicos dentistas contra novo confinamento

O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), Miguel Pavão, revelou no sábado que a classe "rejeita a ideia de um novo confinamento", após a sua atividade ter sido afetada pela pandemia de Covid-19, mas prometeu colaboração em qualquer outra circunstância.

Ler mais 27 Outubro, 2020
Medicina dentária

Cheques-dentista para crianças válidos até ao final do ano

A Direção-Geral da Saúde decidiu prorrogar a validade de todos os cheques-dentista relativos ao ano letivo 2019/20, ao abrigo do Programa de Saúde Oral nas Crianças e Jovens – 7, 10 e 13 anos. Assim, todos os cheques que se encontravam no estado emitido ou em curso passam a ser aceites até 31 de dezembro de 2020 (ao invés de 31 de outubro de 2020, como inicialmente previsto).

Ler mais 26 Outubro, 2020
Medicina dentária