CFO diz que cirurgiões-dentistas são os menos contaminados pela Covid-19

Imagem da notícia: CFO diz que cirurgiões-dentistas são os menos contaminados pela Covid-19

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) afirma que os cirurgiões-dentistas, auxiliares e técnicos de saúde bucal são os que apresentam menor índice de contaminação entre os profissionais da saúde que estão na linha de frente contra a Covid-19. O número de profissionais de medicina dentária infetados no Brasil também está abaixo da média no país.

O relatório foi concedido pelo Ministério da Saúde, a pedido do CFO, para acompanhamento da evolução dos casos de contaminação com o vírus entre os profissionais de medicina dentária. No total de pessoas infetadas no Brasil, 0,17% são cirurgiões-dentistas, o que representa 2.737 de profissionais contaminados, do total nacional de 1.603.055 pessoas infetadas. No caso de profissionais auxiliares e técnicos de saúde bucal, o número é ainda menor, 0,12% de contaminados, do quantitativo de contaminados no Brasil – apenas 1.852 profissionais diagnosticados com Covid-19. De acordo com o Ministério da Saúde, dos 169 óbitos de profissionais de saúde, registados entre os meses de março e junho, no Brasil, cinco são cirurgiões-dentistas. 

Segundo o presidente do CFO, Juliano do Vale, as medidas adotadas desde o início da pandemia até à atualidade refletem o baixo contágio de profissionais e, consequentemente, dos pacientes. “A estatística do Ministério da Saúde revela a capacidade e a preparação do cirurgião-dentista com a biossegurança. A odontologia brasileira está a dar o exemplo de como continuar os atendimentos e proteger a população, ainda que em tempos de pandemia”, completou.

Saiba mais aqui.

14 Julho, 2020
AtualidadeMedicina dentária

Notícias relacionadas

OMD organiza webinar sobre licenciamento radiológico

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), estão a promover um webinar sobre o licenciamento radiológico, evento online que se realiza na próxima quinta-feira, 29 de julho, pelas 20h.

Ler mais 28 Julho, 2021
AtualidadeEventosMedicina dentária