Bastonário da OMD recebido pelo Presidente da República

Imagem da notícia: Bastonário da OMD recebido pelo Presidente da República

Miguel Pavão, eleito recentemente bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), foi recebido em audiência no Palácio de Belém, em Lisboa, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Durante o encontro, o bastonário da OMD informou o Presidente da República sobre a situação atual da medicina dentária em Portugal e a fase difícil que os médicos dentistas atravessam após o encerramento das clínicas e consultórios devido à pandemia Covid-19. A retoma da atividade está a ser feita com grandes condicionantes por causa das medidas adoptadas para evitar os riscos de contágio. Miguel Pavão alertou o Presidente da República para a falta de apoios aos médicos dentistas, explicando que são necessárias linhas de apoio específicas para a profissão.  

O bastonário da OMD abordou ainda junto de Marcelo Rebelo de Sousa a questão do excesso de profissionais na medicina dentária, alertando que o impacto negativo da Covid-19 poderá agravar ainda mais esta situação. Miguel Pavão considera “urgente diminuir o número de vagas em medicina dentária. Uma medida que deveria ser adotada de imediato, já no próximo ano letivo, por todas as faculdades que lecionam o mestrado integrado. Todos os anos entram no mercado de trabalho, já muitíssimo saturado, cerca de 500 novos profissionais. Um número insustentável, que está a provocar um crescimento exponencial da emigração. Hoje, 14% dos médicos dentistas estão emigrados, um fenómeno que continua em crescendo. Neste sentido, irei enviar trimestralmente os números de colegas que abandonam o país ao Presidente da República e ao primeiro-ministro”.

17 Agosto, 2020
AtualidadeMedicina dentária

Notícias relacionadas

IDS desafia a Covid-19 e trilha novos caminhos para 2021

A incerteza causada pela “crise Covid-19” em curso é também percetível na indústria dentária. Nos últimos meses, os organizadores da 39ª edição do International Dental Show (IDS), em conjunto com a Koelnmesse, têm estado intensamente ocupados com os critérios de segurança, o que faz com que a presença física numa feira internacional como o IDS seja possível.

Ler mais 19 Outubro, 2020
EventosMedicina dentária