Mundo A Sorrir distinguida com prémio BPI ‘la Caixa’ Infância

Imagem da notícia: Mundo A Sorrir distinguida com prémio BPI ‘la Caixa’ Infância

O Prémio BPI ‘la Caixa’ Infância 2020 distinguiu a Mundo A Sorrir pelo projeto “FOCA-TE”, que visa contribuir para o aumento da literacia do diagnóstico precoce das lesões potencialmente malignas e do cancro oral, através da realização de ações de Educação para a Saúde Oral. 

O projeto destina-se a adolescentes socioeconomicamente vulneráveis, que frequentam escolas profissionais do distrito do Porto, e que não são beneficiados por nenhum programa público de Educação para a Saúde Oral. 

O cancro oral é diagnosticado, anualmente, em cerca de 1.000 portugueses e aproximadamente 50% dos pacientes acabam por falecer desta causa num período de 5 anos. Estima-se que a taxa de sucesso no tratamento do cancro oral poderia ser de cerca de 80% se o diagnóstico fosse realizado precocemente (Direção Geral da Saúde 2019).

Para contrariar esta tendência, o projeto “FOCA-TE” aposta na prevenção do cancro oral, contribuindo para a aquisição de conhecimentos sobre esta doença, os fatores de risco, o seu diagnóstico e tratamento, e, por consequência, a melhoria da qualidade de vida futura dos jovens e suas famílias.

No âmbito do projeto, no Dia Mundial da Saúde Oral será promovida uma campanha de sensibilização em locais públicos e Unidades de Saúde Familiar, através da distribuição de folhetos informativos sobre o cancro oral. Para além disso, será realizado um debate, tendo em vista a apresentação do estudo epidemiológico fruto dos dados recolhidos ao longo do projeto.

Os Prémios BPI ‘la Caixa’ são uma iniciativa conjunta do BPI e da Fundação ‘la Caixa’ e destinam-se a apoiar financeiramente projetos que promovam a melhoria da qualidade de vida e a igualdade de oportunidades de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

19 Agosto, 2020
AtualidadeMedicina dentária

Notícias relacionadas

Instituto Português da Face chega à cidade do Porto

"É com entusiasmo e orgulho que anunciamos o cumprir de um sonho antigo: a expansão do Instituto Português da Face para mais uma cidade portuguesa, a cidade do Porto", afirmam David Sanz e David Ângelo, os responsáveis pelo projeto.

Ler mais 23 Outubro, 2020
Medicina dentária