OMD saúda intenção da ADSE de aumentar valores pagos aos médicos dentistas

Imagem da notícia: OMD saúda intenção da ADSE de aumentar valores pagos aos médicos dentistas

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) considera positiva a proposta provisória das novas tabelas de preços apresentada pelo conselho diretivo da ADSE que prevê aumentos nos valores a pagar aos prestadores de medicina dentária, quer nas consultas quer nos tratamentos.

Para Miguel Pavão, bastonário da OMD, “é positivo e de saudar esta proposta, que se impunha e é da mais elementar justiça, dado que há décadas que as tabelas não são alteradas. É também um primeiro passo na direção certa para atrair mais prestadores e garantir qualidade nos serviços médicos. É, no entanto, importante perceber que a magnitude deste problema é muito grande, e que, se em percentagem os aumentos parecem muito significativos, em valores absolutos são escassos. O ponto de partida é muito baixo e está completamente desfasado da realidade”. 

Uma das primeiras iniciativas da nova direção da OMD, que assumiu funções em julho, foi solicitar uma reunião ao conselho diretivo da ADSE. Na reunião, já prevista para setembro, a OMD vai requerer que os novos valores tenham em conta a tabela de referência de custos inerentes a atos de medicina dentária. 

O bastonário da OMD sublinha que “a prestação de cuidados em medicina dentária é uma atividade onerosa, com custos elevados e com clínicos altamente diferenciados que investem muito na sua formação profissional. É preciso garantir que os valores pagos pela ADSE sejam justos e adequados a um elevado nível de boas práticas e que acompanhem o custo efetivo dos procedimentos e tratamentos”.

19 Agosto, 2020
AtualidadeMedicina dentária

Notícias relacionadas

1º Mestrado em Higiene Oral arranca a 30 de outubro

A Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMDUL) criou o primeiro Curso de Mestrado em Higiene Oral, tanto em Portugal como na Europa, e destina-se a titulares de grau de licenciado em Higiene Oral ou equivalente legal. As aulas deste curso, coordenado por Henrique Soares Luís, arrancam já no próximo dia 30 de outubro.

Ler mais 21 Outubro, 2020
FormaçãoMedicina dentária