“Aprender a Ser Saudável”, uma nova iniciativa da MAS

Imagem da notícia: “Aprender a Ser Saudável”, uma nova iniciativa da MAS

O projeto “Aprender a Ser Saudável” é uma das mais recentes iniciativas da Mundo A Sorrir (MAS), aprovadas pelo Portugal Inovação Social, no âmbito do Programa Parcerias para o Impacto. A Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES) visa a promoção da saúde oral e da alimentação saudável junto de crianças, em meio escolar. 

O “Aprender a Ser Saudável” pretende envolver 5.000 crianças do pré-escolar e do 1º ciclo, que frequentam agrupamentos de escolas do Município do Porto, 200 professores e 1.750 encarregados de educação e família. 

A sua metodologia é pioneira, uma vez que, as atividades são desenvolvidas em articulação estreita com o Pelouro da Educação do Município do Porto e com os responsáveis dos agrupamentos das escolas do Município. Para além disso, a equipa técnica da Mundo A Sorrir terá presença contínua nas escolas, visitando-as periodicamente ao longo do ano letivo, desenvolvendo atividades com os professores e as crianças.

O “Aprender a Ser Saudável” vai iniciar o seu trabalho realizando oficinas com os professores de cada turma, de forma a formá-los e capacitá-los para implementação das atividades que se pretende que sejam diárias e contínuas no tempo. 

No final de cada ano letivo, serão ainda promovidas ações de formação creditadas, dirigidas a todos os professores dos agrupamentos abrangidos por esta iniciativa, na área da saúde oral e alimentação saudável em meio escolar, o que permitirá a continuidade das atividades mesmo depois do término do projeto.

Para além do referido, serão realizadas atividades com as crianças como a avaliação da condição da sua saúde oral e implementação da escovagem dentária. Serão, ainda, incluídas atividades que permitam que crianças mais velhas trabalhem os temas da saúde oral e da alimentação saudável com as crianças do jardim de infância, de forma a serem agentes de promoção de saúde oral entre os seus pares e promovendo assim a sua responsabilização dentro da comunidade.

Finalmente, serão envolvidas as associações de pais, tendo em vista a mudança de hábitos e a implementação de rotinas saudáveis no dia-a-dia familiar e ainda integrados voluntários estudantes de cursos de saúde, promovendo assim no seio da comunidade estudantil a cidadania e o espírito de solidariedade. Desta forma, estar-se-á a contribuir para a sustentabilidade desta iniciativa enquanto externalidade positiva.

O “Aprender A Ser Saudável” é uma iniciativa da Mundo A Sorrir, cofinanciada pelo PO ISE, Portugal 2020 e o Fundo Social Europeu da União Europeia, no âmbito da Tipologia de Operação “Programa de Parcerias para o Impacto” (T.0 3.33) do organismo intermédio “Portugal Inovação Social”, e tem como Investidor Social a Câmara Municipal do Porto.

4 Setembro, 2020
Medicina dentária

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

SPEMD celebrou Dia Mundial da Saúde Oral 2024

A Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD) celebrou o Dia Mundial da Saúde Oral 2024 com um foco especial na importância da acessibilidade aos cuidados de saúde oral. No passado dia 20 de março promoveu diversas ações de sensibilização para esta temática.

Ler mais 26 Março, 2024
Medicina dentária

SMD reúne com Associação Portuguesa de Seguradores

O Sindicato dos Médicos Dentistas reuniu-se a 28 de fevereiro com o Conselho de Direção da Associação Portuguesa de Seguradores, com o objetivo da criação de proposta de lei que regulamente os denominados Planos de Saúde.

Ler mais 7 Março, 2024
Medicina dentária