OMD quer alocar 30% do imposto sobre os refrigerantes à saúde oral

Imagem da notícia: OMD quer alocar 30% do imposto sobre os refrigerantes à saúde oral

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) vai propor ao Governo que 30% da receita do Imposto Acrescentado sobre as bebidas açucaradas seja destinada a cuidados de saúde oral. 

No discurso da cerimónia de abertura do 29º Congresso da OMD, que decorreu na passada sexta-feira, o bastonário Miguel Pavão defendeu que é preciso “criar uma rubrica específica no Orçamento de Estado para a saúde oral. Assiste aos portugueses o direito de saber quanto é investido em saúde oral. Nessa rubrica deverá ser integrado o valor de 30% do Imposto Acrescentado sobre as bebidas açucaradas”. 

A receita total deste imposto rondará, de acordo com o Orçamento de Estado para este ano, 84,9 milhões de euros, ou seja, 25 milhões de euros seriam alocados à saúde oral e serviriam também “para a reformulação do cheque dentista e estabelecer uma carreira especial para os médicos dentistas que participam no programa ‘Saúde Oral para Todos no SNS’”. Sendo que, sublinha o bastonário da OMD, “é também preciso contemplar os cuidados de saúde oral aos portadores de diabetes e estimular a prevenção e literacia junto dos estratos populacionais socialmente mais desfavorecidos”. 

2 Dezembro, 2020
Medicina dentária

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notícias relacionadas

Miguel Pavão condecorado em Espanha

Bastonário da OMD foi condecorado pelo Colegio Oficial de Dentistas de Extremadura devido à assinatura da Declaração do Porto, em 2023, que une Portugal e Espanha na defesa da profissão.

Ler mais 5 Março, 2025
Medicina dentária

300 mil pessoas sem dinheiro para saúde oral

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) divulgou a 9ª edição do Barómetro de Saúde Oral, que mais uma vez traça o retrato da sociedade portuguesa no que diz respeito a hábitos de higiene, dentição, visitas ao médico dentista, perceção sobre saúde oral, oferta pública e gastos familiares. Mais pessoas sem dinheiro para ir ao médico dentista, mais pessoas sem dentes e piores hábitos de higiene oral são as principais conclusões do estudo. 

Ler mais 20 Fevereiro, 2025
Medicina dentária