OMD e ANEMD lançam “Fórum Ensino e Profissão Médico-Dentário”

Imagem da notícia: OMD e ANEMD lançam “Fórum Ensino e Profissão Médico-Dentário”

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) e a Associação Nacional de Estudantes de Medicina Dentária (ANEMD) assinaram um protocolo de cooperação para a defesa da qualidade do ensino superior da medicina dentária. 

O protocolo dá origem ao “Fórum Ensino e Profissão Médico-Dentária”, uma plataforma para debater, de forma séria e construtiva, o ensino da medicina dentária em Portugal, como pilar do presente e do futuro da classe profissional. 

A nova plataforma visa promover e orientar atividades de reflexão e discussão para a promoção das condições do ensino superior na área da medicina dentária, na defesa da sua qualidade, definindo as condições técnicas para uma adequada formação dos estudantes, condicente às realidades e circunstâncias da profissão num futuro próximo.  

No protocolo, a OMD e a ANEMD comprometem-se a realizar um balanço do processo de implementação da Declaração de Bolonha, em particular no que respeita a uma reestruturação curricular do atual ciclo de estudos do mestrado integrado. 

No Fórum será feita uma reflexão sobre a formação pós-graduada e sobre aspetos da titulação profissional, designadamente a atribuição dos títulos de especialidades da medicina dentária, a par da nova atribuição legal que permite conferência socioprofissional de competências setoriais da medicina dentária. 

O novo Fórum vai ainda analisar a empregabilidade dos médicos dentistas em Portugal a acompanhar o sistema de reconhecimento das qualificações profissionais, na interligação entre o sistema de graus académicos e o sistema de acesso à profissão através da concessão de títulos profissionais. 

O ‘Fórum Ensino e Profissão Médico-Dentário’ pretende fomentar o contacto entre as instituições de ensino superior que ministram cursos de mestrado integrado em medicina dentária, bem como a aproximação a outras áreas da Saúde, lançando uma discussão abrangente e construtiva.  

A OMD e a ANEMD querem interagir com os diversos decisores e reguladores, de modo a promover a participação na política nacional do sistema de ensino superior para garantir a melhor prestação de cuidados de saúde e saúde oral por profissionais altamente qualificados. 

14 Dezembro, 2020
FormaçãoMedicina dentária

Notícias relacionadas

SMDP envia carta aberta à ministra da saúde

O Sindicato dos Médicos Dentistas Português (SMDP) está "muito preocupado com a situação pandémica que assola o nosso país" e com a "discriminação que as entidades competentes reiteradamente têm para com os médicos dentistas". "Não temos data prevista de vacinação e estamos a ser ultrapassados por outros grupos, até então, não prioritários", afirmam.

Ler mais 27 Janeiro, 2021
Medicina dentária

Bastonário da OMD reúne com presidente da FDI

O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), Miguel Pavão, e o presidente da Federação Dentária Internacional (FDI), Gerhard Seeberger, reuniram na semana passada por videoconferência para fazerem o ponto de situação da pandemia, mais concretamente do exercício da medicina dentária no atual cenário português.

Ler mais 25 Janeiro, 2021
Medicina dentária