OMD quer saber como será feita a vacinação dos dentistas

Imagem da notícia: OMD quer saber como será feita a vacinação dos dentistas

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) quer saber quando e como serão vacinados os médicos dentistas contra a Covid-19. Os médicos dentistas são profissionais de saúde com grande risco de contraírem a doença devido ao contacto muito próximo com a população e, como tal, fazem parte da primeira fase do Plano Nacional de Vacinação Contra a Covid-19, que arrancou na semana passada.

A OMD já tem o mapeamento dos médicos dentistas a serem vacinados, perto de 8 mil, mas ainda não sabe como vai ser operacionalizada a vacinação no terreno. Miguel Pavão, bastonário da OMD, salienta que “a Ordem já recolheu toda a informação necessária para iniciar a vacinação dos médicos dentistas. No entanto, ainda não sabemos como a operação vai ser implementada. É uma situação inédita pois nunca se fez a vacinação dos profissionais de saúde que trabalham no setor privado desta forma. Os médicos dentistas foram muito expostos nesta pandemia e tem toda a lógica que integrem a primeira fase de vacinação, como já referido em reunião com o coordenador do Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19, Dr. Francisco Ramos. Queremos agora garantir a rápida e eficaz operacionalização do plano”.

O bastonário da OMD alerta ainda para “a situação dos médicos dentistas que trabalham no Serviço Nacional de Saúde através de contratação de empresas e que não estão a ser vacinados por falta de orientações das Administrações Regionais de Saúde, o que é verdadeiramente lamentável e deixa evidente a fragilidade deste modelo escolhido de integração de médicos dentistas no SNS”.  A OMD defende ainda a importância de incluir auxiliares e assistentes dentárias, bem como higienistas orais, na primeira fase de vacinação, a par com os médicos dentistas, dado o trabalho de proximidade que todos desenvolvem junto dos doentes

8 Janeiro, 2021