Dentistas serão vacinados agora. E os assistentes?

Imagem da notícia: Dentistas serão vacinados agora. E os assistentes?

Circula na internet uma petição a propósito da vacinação dos assistentes dentários, uma vez que as entidades competentes não contemplaram este grupo de profissionais de saúde na primeira fase de vacinação contra a Covid-19.

“A nossa categoria profissional tem que ser reconhecida e infelizmente não o é. Somos o braço direito dos médicos dentistas, fazemos a esterilização, a desinfeção e tratamos de todas as infeções dos consultórios dentários. Estamos lado a lado com os médicos dentistas, devemos ser contemplados nesta primeira primeira fase da vacinação, pois tanto como os médicos estamos sujeitos a contaminação pelo vírus SARS-CoV-2. O SNS tem que rever esta situação. A nossa classe profissional deve ser vacinada ao mesmo tempo que os médicos dentistas pois estamos tão expostos como eles”, pode ler-se na petição online.

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) já adiantou, em comunicado, que os médicos dentistas começarão a ser vacinados a partir do dia 15 de janeiro. “A vacinação dos médicos dentistas do setor privado contra a Covid-19 tem início previsto para a segunda quinzena do mês. A data foi avançada pelo coordenador da ‘task-force’ para a elaboração do ‘Plano de vacinação contra a Covid-19 em Portugal’, Francisco Ramos, na última reunião com as ordens profissionais da saúde, que decorreu a 30 de dezembro de 2020”.

A OMD acrescenta que “as reuniões já realizadas com ambas as instituições mostram que há atrasos na implementação do plano e dificuldade em adquirir vacinas devido à forte procura mundial. Ainda assim, a OMD tem insistido para que médicos dentistas, higienistas e auxiliares sejam vacinados, devendo-se utilizar critérios de priorização também pelo fator da idade”. No entanto, e apesar das insistências por parte da OMD, esta primeira fase de vacinação destina-se apenas aos médicos dentistas e os assistentes dentários não estão contemplados.

Desde que a vacinação arrancou em Portugal, a 27 de dezembro de 2020, os médicos dentistas integrados no Serviço Nacional de Saúde começaram a receber as primeiras doses da vacina. Na semana passada, também os profissionais que exercem nos hospitais militares começaram a ser imunizados.

14 Janeiro, 2021