Covid-19 altera práticas de periodontistas e higienistas

Imagem da notícia: Covid-19 altera práticas de  periodontistas e higienistas

Nove em cada dez periodontistas alteraram os seus protocolos clínicos, sete em dez continuaram a oferecer os mesmos tratamentos, cerca de metade interrompeu os implantes, e pouco mais de um terço parou o tratamento cirúrgico.

Estes são os dados mais relevantes de um inquérito levado a cabo pela Federação Europeia de Periodontologia (EFP), entre maio e agosto de 2020.

Os resultados da pesquisa da EFP, dizem ainda que quatro em cada cinco higienistas mediram a temperatura corporal dos pacientes e um número ligeiramente maior questionou ou examinou os pacientes sobre uma possivel infeção por SARS-Cov-2. Três por cento dos periodontistas e higienistas relataram que contraíram o vírus respiratório.

As respostas de 798 periodontistas mostram que, desde o início da pandemia, 91% dos periodontistas mudaram seus protocolos clínicos, 82% continuaram a oferecer tratamentos periodontais, 80% continuaram a oferecer novos exames, 70% continuaram a fornecer todos os tratamentos, cerca de 27% apenas forneceram cuidados de emergência.

Entre os cerca de 330 higienistas dentários que responderam ao inquérito, 94% mudaram seus protocolos clínicos, 86% questionaram ou examinaram os pacientes sobre uma potencial infeção com SARS-Cov-2 e 80% assumiram medições de temperatura corporal, cerca do mesmo número, assumiu que continuou a fornecer todos os tratamentos periodontais, ao passo que 16,5% não forneceu qualquer terapêutica.

O estudo lançado pela EFP em maio do ano passado, tem como objetivo avaliar os efeitos da pandemia Covid-19 entre os profissionais. O questionário dirigido aos periodontistas e higienistas dentários, ainda se encontra disponível na página da EFP.

Os resultados finais da pesquisa devem ser publicados na próxima edição da revista Perio Insight, da EFP, no final da primavera.

31 Março, 2021
AtualidadeMedicina dentária

Notícias relacionadas

Webinar: “Medicina orofacial e oftalmologia”

É já amanhã (15 de abril), que decorre o XI Webinar gratuito, de Medicina orofacial e oftalmologia, um evento que conta com o apoio da Associação Portuguesa de Medicina Dentária Hospitalar (APMDH) e do Núcleo de Formação e Investigação em Cirurgia, Implantologia e Reabilitação Oral.

Ler mais 14 Abril, 2021
AtualidadeEventosFormação