Estudo mostra evidências de que Sars-CoV-2 infeta células na boca

Imagem da notícia: Estudo mostra evidências de que Sars-CoV-2 infeta células na boca

A investigação mostra ainda a possibilidade de a boca desempenhar um papel na transmissão do vírus para os pulmões ou para o sistema digestivo através da saliva (que contenha células infetadas).

Os investigadores analisaram tecidos orais de pessoas saudáveis para identificar regiões da boca suscetíveis á infeção por Sars-CoV-2.

A investigação realizada em conjunto pelo National Institutes of Health (NIH) e a Universidade da Carolina do Norte, ambas dos Estados Unidos da América (EUA), mostraram que “os níveis de expressão dos fatores de entrada são semelhantes aos das regiões conhecidas por serem suscetíveis à infeção por SARS-CoV-2, como o tecido que reveste as passagens nasais das vias respiratórias superiores”, revela o co-autor principal do estudo, Blake M. Warner.

As descobertas do estudo publicadas na revista científica Nature, sugerem que a boca, através de células orais infetadas, desempenha um papel maior na infeção por SARS-CoV-2 do que se pensava anteriormente.

“Quando a saliva infetada é engolida ou pequenas partículas dela são inaladas, pensamos que pode potencialmente transmitir SARS-CoV-2 mais para as nossas gargantas, pulmões ou até mesmo para os nossos intestinos”, argumenta Kevin M. Byrd, co investigador principal.

Os investigadores já sabem que a saliva das pessoas com COVID-19 pode conter níveis elevados de SRA-CoV-2, e estudos sugerem que os testes de saliva são quase tão fiáveis como o cotonete nasal para o diagnóstico da COVID-19.

O que os cientistas não sabem, contudo, é de onde vem o SRA-CoV-2 na saliva. Nas pessoas com COVID-19 com sintomas respiratórios, o vírus na saliva vem possivelmente em parte da drenagem nasal ou da expetoração dos pulmões. A equipa afirma ser necessário mais pesquisa, nomeadamente confirmar as conclusões num grupo maior de pessoas e determinar a natureza exata do envolvimento da boca na infeção por Sars-CoV-2 e na transmissão dentro e fora do corpo.

3 Maio, 2021
Atualidade

Notícias relacionadas

“Cuidar das pessoas foi o pedido nº1 da Straumann”

Depois de um ano fora do seu habitat natural, voltou para o setor da medicina dentária com a mochila cheia de soft skills, que guarda com carinho. Os caminhos que percorre há mais de 15 anos no setor levam-no, desde o início de 2021, a palmilhar ainda mais quilómetros. A distância entre Madrid e Portugal pode ser pequena, mas a vontade em superar os objetivos é grande. Considera-se um insider que vê a segmentação e a organização da empresa como prioridades. Fomos conhecer, o novo General Manager Iberia do Grupo Straumann, António Moutinho.

Ler mais 14 Maio, 2021
AtualidadeRevista

Mundo A Sorrir procura voluntários com formação na área da saúde

A ONG Mundo A Sorrir está à procura de novos voluntários com formação na área da saúde, ou que se encontram no último ano do curso, para integrar os projetos desenvolvidos em Portugal e nos Países de Língua Oficial Portuguesa, nomeadamente em Cabo-Verde, na Guiné-Bissau e em São Tomé e Príncipe.

Ler mais 14 Maio, 2021
Atualidade

EuroPerio10 com programa anunciado para 2022

Foi anunciado o programa científico para o congresso EuroPerio10, que vai decorrer em Copenhaga em junho do próximo ano. O evento vai reunir importantes investigadores, clínicos e académicos de todo o mundo.

Ler mais 13 Maio, 2021
AtualidadeEventos