Cancro Oral: exposição ao fumo de terceiros aumenta risco de contrair doença

Imagem da notícia: Cancro Oral: exposição ao fumo de terceiros aumenta risco de contrair doença

Um conjunto de cinco estudos que envolveu mais de 6.900 pessoas, foram revistos e analisados. Entre esses participantes — da Ásia, Europa, América do Norte e América Latina — 3.452 foram expostos à fumo de terceiros e 3.525 não.

O estudo, publicado na revista científica Tobacco Control, revela um risco de mais de 50% de cancro de boca devido à exposição ao fumo de terceiros. Além disso, a exposição que dura mais de 10 a 15 anos aumenta o risco de cancro oral em mais do que o dobro da taxa em comparação com pessoas sem exposição ao fumo do tabaco.

O cancro oral ou cancros da boca, incluem aqueles que afetam o lábio, a cavidade oral e a garganta, são responsáveis por quase 450 mil novos casos e mais de 228 mil mortes por ano em todo o mundo.

Os investigadores afirmam que o tabaco e o uso de produtos de tabaco sem fumo são fatores de risco significativos para contrair essas formas de cancro. Beber álcool também pode aumentar o risco de cancro oral. No entanto, o fumo do tabaco representa a maior quantidade de exposição humana a cancerígenos químicos, situação que causa um quinto das mortes relacionadas com cancro no planeta.

No entanto, os fumantes ativos não são as únicas pessoas que sofrem desses produtos químicos. Dados de 192 países, verificam que 33% dos homens não fumadores, 35% das mulheres não fumadoras e 40% das crianças, experimentaram exposição   involuntária ao fumo de tabaco por inalação de fumo de tabaco de terceiros.

Investigações anteriores revelam que a inalação de fumo passiva pode causar várias outras doenças, incluindo o cancro de pulmão.

7 Maio, 2021
AtualidadeMedicina dentária

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Hoje é o dia da Daniela

Em dia aniversário, resolvemos desafiar a Daniela, jornalista na DentalPro, a mostrar um pouco mais de si. E aproveitamos para lhe desejar um dia maravilhoso!

Ler mais 26 Março, 2024
Atualidade

SPEMD celebrou Dia Mundial da Saúde Oral 2024

A Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD) celebrou o Dia Mundial da Saúde Oral 2024 com um foco especial na importância da acessibilidade aos cuidados de saúde oral. No passado dia 20 de março promoveu diversas ações de sensibilização para esta temática.

Ler mais 26 Março, 2024
Medicina dentária

SMD encontra Comissão Executiva da FNAM

Na reunião, realizada a 5 de março, foram acordadas diversas estratégias de ação, de forma a convergir numa luta benéfica para as duas classes profissionais representadas.

Ler mais 15 Março, 2024
Atualidade