Luís Monteiro: “Esta é uma janela de oportunidade para a prevenção e deteção precoce do cancro oral”

Imagem da notícia: Luís Monteiro: “Esta é uma janela de oportunidade para a prevenção e deteção precoce do cancro oral”

A DentalPro apresenta um excerto de uma entrevista alargada a Luís Monteiro, docente no Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS-CESPU) e coordenador da pós-graduação de Medicina e Patologia Oral e da pós-graduação de Laser do IUCS.

Luís Monteiro participou na nova classificação das lesões potencialmente malignas do Centro Colaborativo de Cancro Oral da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Como se sente por ser o primeiro dentista português a integrar esta classificação?

Mais importante do que ser primeiro, ou qualquer outra ordem, é poder dar o meu contributo pessoal como português e como médico dentista, representando em parte o nosso país numa reunião com um conjunto de autores internacionais que sempre admirei. Por outro lado, é também uma responsabilidade ao representar a medicina oral que muito bem se faz no nosso país por muitos colegas, num workshop importante do grupo de estudos do Centro Colaborativo de Cancro Oral da OMS.

Devemos ter orgulho em muitos dos nossos colegas que em várias áreas da medicina dentária, ou medicina, vão contribuindo mundialmente para aquilo que vão sendo avanços científicos em determinadas áreas com o objetivo de melhorar o diagnóstico, as opções terapêuticas e a qualidade de vida dos nossos doentes.

Temos colegas fundadores das maiores associações europeias de medicina oral e que continuam a ser referência mundial na medicina oral, colegas da implantologia, periodontologia, cirurgia, ortodontia, etc., que, por vezes mesmo ao nosso lado, representam o nosso país de uma forma singular mundialmente, e que pessoalmente olho como exemplo e admiração.

Pode ler esta entrevista na íntegra, assim como, a edição 158 da Revista DentalPro aqui.

Boas leituras.

19 Junho, 2021
AtualidadeEntrevistasRevista

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Ana Sofia Lopes concorre a bastonária da OMD

Sob o mote “Já é Tempo de dar Voz aos Médicos Dentistas”, Ana Sofia Lopes apresenta-se como “a médica dentista ideal para liderar a OMD num momento crucial para a profissão e para a saúde oral em Portugal”.

Ler mais 15 Abril, 2024
Atualidade