João Pimenta homenageado em encontro do SMD

A 1.ª Reunião Nacional do Sindicato dos Médicos Dentistas (SMD), foi o palco para uma sentida homenagem a João Pimenta, que recebeu das mãos de João Neto, presidente da Assembleia Geral do SMD, o título de Sócio Honorário do SMD, prémio carreira e um louvor pela “dedicação à sua arte”. O evento teve lugar no Palácio do Freixo (Porto), a 26 de junho.
Em jeito de agradecimento, João Pimenta discursou sobre a história da Implantologia em Portugal, referenciando entre outros ilustres colegas, Germano Rocha e Rui Pulido, que também marcaram presença no evento.
A DentalPro escutou o discurso de João Pimenta, muito virado para o presente e o futuro do setor. O especialista em implantologia considera que cabe ao “Governo com pressão da Ordem e do Sindicato” a regulação do ensino da medicina dentária em Portugal, sobretudo através do número de alunos que pode ter cada faculdade”.
À margem da sua homenagem, João Pimenta confidenciou à DentalPro que a profissão “proletarizou-se num mau sentido”, na medida, em que é necessário “haver um contrato coletivo de trabalho”, de forma a “pôr fim a uma exploração de médicos dentistas que é feita por intermédio de grandes grupos, e isso é muito mau”. Para o especialista “com contrato de trabalho, que penso que o sindicato está a trabalhar nisso, poderá pôr-se fim a esse abuso”.
Depois de o setor ter visto adiada por uma década a criação de uma associação sindical, João Pimenta considera que este “sindicato nasceu numa boa altura, mas já devia ter nascido há mais tempo. Nunca é tarde”.
16 Julho, 2021
AtualidadeEventosMedicina dentária