AB-Biotics comprova eficácia de um probiótico no tratamento da Covid-19

Imagem da notícia: AB-Biotics comprova eficácia de um probiótico no tratamento da Covid-19

A maioria do sistema imunitário humano encontra-se localizado no trato gastrointestinal. Neste sentido foram analisados os impactos que a macrobiótica tem na resposta contra infeções respiratórias. Este “é o primeiro ensaio clínico randomizado e controlado por placebo sobre o uso benéfico de um probiótico no tratamento da Covid-19. A abordagem terapêutica através da microbiota permite ampliar e reforçar o arsenal terapêutico para esta doença e, embora este complexo probiótico tenha sido estudado com pacientes de Covid-19, a evidência atual sugere que o seu efeito estimulante da imunidade poderia ser aplicável a outras infeções virais”, explica Pedro Gutiérrez, investigador principal do estudo.

Da parceria estabelecida entre a AB-Biotics e a farmacêutica Zambon nasce o XebevirTM AB21TM que “mantém o normal funcionamento do sistema imunitário”. É sob este nome que este fármaco está a ser comercializado em Portugal. A fórmula probiótica AB21TM consiste em quatro cepas probióticas cuidadosamente selecionadas pelos seus mecanismos de ação: Pediococcus acidilactici CECT 7483 (KABP-021), L. plantarum CECT 7484 (KABP-022), L. plantarum CECT 7485 (KABP-023) e L. plantarum CECT 30292 (KABP-033).

O estudo ocorreu no Hospital General Manuel Gea González, na capital mexicana. Os 300 participantes, infetados com o vírus Sars-CoV-2, foram divididos em dois grupos: a um foi dado o medicamento e ao outro foi administrado um mero placebo. Segundo a empresa, “observou-se uma redução de vários dias na duração dos sintomas nos pacientes que tomaram o probiótico”. As conclusões do estudo revelaram que o grupo medicado com XebevirTM AB21TM desenvolveu anticorpos mais rapidamente que o grupo que não tomou o fármaco.

A AB-Biotics é uma empresa especializada em Biotecnologia funda em 2004 em Barcelona. Os seus produtos estão presentes em 50 países.

Saiba mais aqui.

19 Julho, 2021
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Candidaturas à OMD podem ser submetidas até 1 de maio

Está a decorrer o processo eleitoral para os órgãos sociais da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD). Os médicos dentistas podem apresentar as suas candidaturas até ao dia 1 de maio de 2024, sendo que as eleições irão decorrer nos dias 6, 7 e 8 de junho, por voto eletrónico.

Ler mais 26 Abril, 2024
Atualidade