OMD questiona nova tabela da ADSE
A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) está preocupada com o “efeito que a nova tabela de preços do regime convencionado da ADSE vai ter na qualidade dos serviços prestados”.
Segundo a OMD na “nova tabela que a ADSE pretende impor, há atos médico-dentários com valores que podem ficar abaixo do custo real, o que pode configurar uma situação de ‘dumping’, uma prática ilegal”.
Miguel Pavão considera que “há casos em que é muito difícil conciliar os valores impostos pela ADSE e os custos reais de materiais e procedimentos. Receamos que a qualidade dos atos médico-dentários venha a estar em causa se não forem feitas alterações”, admite o bastonário da OMD.
Para a OMD se a “nova tabela da ADSE for cumprida à risca há doentes que vão ficar com tratamentos a meio e há doentes que vão ter cáries a evoluir sem poderem ser intervencionadas”.
A Ordem dos Médicos Dentistas considera ainda “inaceitável a limitação de atos clínicos por dente/doente/ano porque não só interfere na independência do médico-dentista, mas também porque coloca em causa a saúde e bem-estar dos pacientes”.
A OMD mantém o “apelo na defesa da saúde pública, da qualidade dos cuidados médico-dentários” prestados aos “cerca de 1,3 milhões de beneficiários da ADSE, garantindo a ética médica e preservando a autonomia de decisão e princípios consagrados no estatuto dos médicos dentistas”.
13 Setembro, 2021
AtualidadeMedicina dentária