Caso Clínico: Implantes curtos e extracurtos em setores posteriores maxilares

Imagem da notícia: Caso Clínico: Implantes curtos e extracurtos em setores posteriores maxilares

O caso clínico “Implantes curtos e extracurtos em setores posteriores maxilares (6,5 e 7,5 mm de comprimento) reabilitados de forma unitária através de transepitelial UNIT – Série de casos”, é da autoria de Eduardo Anitua, diretor científico do BTI-Biotechnology Institute.

Atualmente, consideramos implantes curtos os implantes inferiores a 8,5 mm de comprimento, ainda que existam artigos científicos que aumentem estes valores até aos 10 mm, e extracurtos os implantes cujo comprimento é menor ou igual a 6,5 mm1-4. Os implantes curtos constituem mais uma das técnicas de reabilitação do maxilar atrófico que podemos considerar “rotineira”, sendo uma opção pouco invasiva e com valores de sobrevivência que rondam os 99%5,6.

A alternativa, que supõe a recuperação de parte do volume ósseo perdido através de enxertos e/ou técnicas regenerativas que posteriormente permitam a inserção de implantes de comprimento “convencional” e que precisam de um maior número de cirurgias aliado ao maior aumento na morbilidade dos pacientes, faz com que a escolha dos profissionais e dos pacientes seja cada vez mais voltada para as técnicas minimamente invasivas7-8.

Além disso, quando se compara a sobrevivência dos implantes curtos relativamente aos implantes de comprimento “convencional” com técnicas de aumento ósseo, os implantes curtos apresentam taxas superiores de sobrevivência e, por conseguinte, são considerados por diversos autores como uma opção terapêutica segura e previsível8-12.

Artigo completo na DentalPro 161.

7 Janeiro, 2022
Caso ClínicoMedicina dentária

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notícias relacionadas

Reabilitação de maxilar atrófico

Individualizar os casos, orientando corretamente o plano de tratamento e sensibilizando o paciente para a sua saúde e para a importância de adquirir hábitos corretos de higiene oral, altera o prognóstico dos nossos tratamentos.

Ler mais 13 Janeiro, 2025
Caso Clínico

European Board in Oral Surgery marcado para junho de 2025

A European Federation of Oral Surgery (EFOS) deliberou, em assembleia geral, a realização do exame referente ao European Board in Oral Surgery (EBOS) para os dias 27 e 28 de junho de 2025, em Barcelona (Espanha). As inscrições decorrem até 26 de dezembro, revelou a OMD no seu site.

Ler mais 19 Dezembro, 2024
AtualidadeMedicina dentária

Susana Falardo Ramos reeleita presidente da EADSM

A médica dentista foi reeleita no congresso anual da European Academy of Dental Sleep Medicine (EASDM), que decorreu no passado dia 22 de novembro. Além disso, Susana Falardo Ramos foi reconhecida, pela Sociedade Espanhola de Medicina Dental do Sono, com o pin de ouro pelo trabalho desenvolvido

Ler mais 10 Dezembro, 2024
Medicina dentária