Conselho Europeu de Dentistas: Porto recebe delegações de 29 países

Imagem da notícia: Conselho Europeu de Dentistas: Porto recebe delegações de 29 países

De acordo com comunicado da OMD, através de “associações e ordens de médicos dentistas nacionais de 33 países europeus, o CED representa mais de 340 mil médicos dentistas”.

O bastonário da OMD, Miguel Pavão, revela que “nesta reunião vamos definir os novos compromissos para a saúde oral no pós-pandemia, tendo em conta as consequências económico-sociais que a guerra na Ucrânia está a provocar”.

Miguel Pavão lembra que “foi há um ano precisamente na Alfândega do Porto que a presidência portuguesa da União Europeia realizou a Cimeira Social que fixou os objetivos para a década do Pilar Europeu dos Direitos Sociais. Entre eles, está a redução da pobreza e da exclusão social. Só será possível retirar desta situação 15 milhões de pessoas, incluindo 5 milhões de crianças, com políticas concretas na área da saúde oral. O combate à desigualdade social passa obrigatoriamente por garantir que toda a população na Europa tem acesso a consultas de medicina dentária, consultas regulares e de prevenção.”

O bastonário da OMD recorda que “Portugal é um dos países da União Europeia em que a população tem maiores carências nesta área. Apesar de todos os partidos políticos fazerem muitas promessas nas campanhas eleitorais para esta área, pouco concretizam quando chegam ao Governo. Queremos mudar este panorama e mostrar que sem saúde oral não há saúde em geral. E os mais afetados por esta lacuna são os mais pobres”.

O objetivo do CED passa por “garantir que todas as políticas de saúde sejam da Comissão Europeia ou dos Governos dos estados-membros têm um capítulo concreto para a saúde oral”.

20 Maio, 2022
AtualidadeEventosMedicina dentária


Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

EuroPerio10 entrega Prémios Inovação

A Federação Europeia de Periodontologia (EFP) anunciou os vencedores do primeiro prémio EFP Innovation Award for Digital Solutions for Gum Health apoiado pela GSK. O prémio será atribuído anualmente a três projetos sobre inovações digitais destinados ao público, dentistas e investigadores.

Ler mais 24 Junho, 2022
AtualidadeEventosMedicina dentária

Simpósio Internacional 2022 com encontro marcado em Munique

Organizado pela Oral Reconstruction Foundation (OR Foundation), o evento vai contar com a participação de Fernando Guerra, professor da FMUC e membro do Comité de Investigação Organizador, e realiza-se entre 13 e 15 de outubro, em Munique, Alemanha.

Ler mais 23 Junho, 2022
AtualidadeEventosMedicina dentária

FMDUL com Open Day das Pós-Graduações

O evento organizado pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMDUL), realiza-se a 13 de julho, entre as 8h30 e as 12h30, nas instalações da instituição de ensino superior.

Ler mais 22 Junho, 2022
AtualidadeEventosFormação