“Na medicina dentária devemos acostumar-nos à ideia de nunca parar de estudar”

Imagem da notícia: “Na medicina dentária devemos acostumar-nos à ideia de nunca parar de estudar”

Foi com isto em mente que Pedro Fernandes, com quase 20 anos de experiência, concluiu recentemente o seu doutoramento na área da implantologia. Citando um dos seus primeiros professores da licenciatura em Medicina Dentária, Pedro Fernandes destaca uma frase que continua a fazer todo o sentido, pois “é preciso estudar bastante e dedicar grande parte do nosso tempo à formação, só assim conseguimos não ficar estagnados no tempo, quando a medicina dentária está em constante evolução”.

Exercendo já a área há quase 20 anos, o que o levou a decidir fazer o doutoramento?

Desde que me licenciei em Medicina Dentária, no ano de 2004, que fiquei ligado à faculdade. Em 2009, obtive o título de mestre de implantologia, o que contribuiu para a celebração do primeiro contrato com a Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP). Como eu pretendia continuar no ensino universitário, o passo seguinte era o ingresso num curso de doutoramento.

Tomando como ponto de partida e tendo em conta a minha formação de base, fazia todo o sentido que estivesse relacionado com a implantologia, então optei pela avaliação da infiltração bacteriana nos sistemas de implantes dentários, como área de estudo do meu doutoramento.

A entrevista completa a Pedro Fernandes está disponível nº 2 da edição portuguesa da revista Dental Tribune.

22 Julho, 2022
Entrevistas

PUBLICIDADE
Kuraray

Notícias relacionadas

Carreira no SNS: “Um passo histórico” rumo ao reforço da saúde oral

A criação de uma carreira para médicos dentistas no SNS poderá marcar uma viragem na saúde oral. Em entrevista, a deputada do PS Eurídice Pereira destaca o consenso político e o contributo de profissionais e entidades, nomeadamente o Sindicato dos Médicos Dentistas (SMD), na construção de um diploma decisivo para o setor.

Ler mais 28 Abril, 2026
Entrevistas

Reunião da SPODF debate o futuro da ortodontia

A XXXVII Reunião Anual da SPODF terá lugar no TagusPark, em Oeiras, de 21 a 23 de maio, e François Durand Pereira, presidente da comissão organizadora, antecipa-nos o que se pode esperar deste evento. 

Ler mais 15 Abril, 2026
EntrevistasEventos/Formação