Miguel Pavão eleito para direção do Conselho Europeu de Médicos Dentistas

Imagem da notícia: Miguel Pavão eleito para direção do Conselho Europeu de Médicos Dentistas

O Conselho Europeu de Médicos Dentistas (CED) realizou a 18 de novembro a Assembleia-Geral para eleger a nova direção e o tesoureiro para o mandato 2022-2025. Embora ausente, por sobreposição de datas com o 31º Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), o bastonário, Miguel Pavão, foi um dos membros eleitos, juntamente com as médicas dentistas Charlotte Heuze (França) e Katalin Nagy (Hungria). Ioannis Tzoutzas (Grécia) assume o cargo de tesoureiro.

Esta eleição representa para Miguel Pavão uma “oportunidade para transpor os desafios que os médicos dentistas portugueses enfrentam para o plano europeu, uma vez que há questões que são transversais aos diferentes países e há problemas específicos que afetam os países do sul da Europa”. Segundo adiantou o bastonário, “a qualidade do ensino e formação, o excesso de profissionais, a mercantilização da profissão, a visão de uma medicina dentária plenamente integrada nas políticas de saúde e a preocupação com o acesso e a qualidade dos cuidados de saúde oral prestados à população são temas da nossa agenda e que poderão ser trabalhados no contexto europeu”.

Na Assembleia-Geral, os membros do CED debateram soluções para os desafios que a profissão enfrenta e adotaram um Livro Branco, no qual identificam a necessidade de se atuar no sentido de assegurar que há uma distribuição equilibrada de médicos dentistas e de cuidados de elevada qualidade por toda a Europa.

Nesta reunião deixaram ainda um alerta contra as ameaças de fornecimento dos dispositivos médico-dentários na União Europeia e pediram uma atualização imediata da Diretiva de Qualificações Profissionais, opondo-se aos procedimentos simplificados de reconhecimento das qualificações profissionais obtidas fora da UE.

Saiba mais aqui.

12 Dezembro, 2022
AtualidadeMedicina dentária


Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Clireg celebra um quarto de século

A Clireg – Centro Clínico de Reguengos celebra hoje, 6 de fevereiro, 25 anos de existência. Falámos com David Santos, gerente da Clireg, que revela que o balanço destes 25 anos é “naturalmente muito positivo, sempre a acrescentar valor”.  

Ler mais 6 Fevereiro, 2023
Atualidade

Henry Schein anuncia iniciativa de sustentabilidade

A Henry Schein anuncia a Practice Green, uma iniciativa internacional concebida para incentivar as clínicas, as equipas de prática clínica e os laboratórios sediados em Portugal a adotar práticas mais ecológicas, bem como para ajudar a capacitar a comunidade de cuidados de saúde a estabelecer práticas sustentáveis para um planeta mais saudável.

Ler mais 2 Fevereiro, 2023
Atualidade