OMD: Declaração do Porto une medicina dentária ibérica
A Declaração do Porto visa a “melhoria do acesso da população à saúde oral e posicionamento dos desafios ibéricos no contexto europeu”
Para a OMD, esta declaração é o “culminar de um trabalho que está a ser desenvolvido por Portugal e Espanha nos últimos anos, através de várias reuniões ocorridas no âmbito do Fórum Ibérico, que se realizou pela primeira vez em Braga, em 2021”. Esta aproximação aconteceu, não só pelas razões geográficas, mas sobretudo por “situações muito idênticas e muito similares de uma profissão que é a medicina dentária”, em que se destacam a pletora profissional” e o “brain drain” de muitos médicos dentistas portugueses e espanhóis para o espaço europeu, lê-se em comunicado.
O acordo assume “consciencializar a população para a relação da saúde oral com a saúde geral e a importância de manter bons hábitos de higiene oral, advogar pelo aumento do investimento destinado à promoção de políticas públicas de saúde oral e lutar contra a mercantilização da profissão”.
A OMD adianta que em Espanha, tal como em Portugal, “quase toda a atividade profissional da medicina dentária é exercida no setor privado” e o Consejo está atualmente a “tentar que existam numerus clausus nas faculdades”, pois está prevista a abertura de mais quatro cursos (que vão juntar-se aos 23 existentes). Com 41 mil profissionais no país, a instituição castelhana deixa o alerta: “Espanha está a converter-se numa fábrica de médicos dentistas da Europa”.
Foto: OMD
22 Novembro, 2023
Atualidade