Montellano celebra 50 anos

Imagem da notícia: Montellano celebra 50 anos

A Montellano nasceu há 50 anos, em Lisboa, pela mão do Sr. Montellano. Bernardo Montellano, atual diretor-geral e neto do fundador, faz um balanço positivo do meio século de vida da empresa, que continua a querer “posicionar-se com parceira de todas as clínicas e laboratórios do país”. Bernardo não escode o orgulho que sente no caminho traçado pela empresa que “mantém intactos os seus valores e dedicação para ajudar as clínicas e os laboratórios dentários a alcançarem o sucesso e a promoverem uma melhor saúde oral em Portugal”.  

A Montellano celebra meio século de vida. Que importância tem para a empresa assinalar este marco? 

É com uma enorme alegria que celebramos os 50 anos da Montellano. Num mundo tão dinâmico, onde o nosso foco está sempre no próximo desafio, são estes momentos que nos permitem parar e reconhecer o caminho que percorremos até aqui. Hoje celebramos todas as pessoas que fazem parte desta equipa fantástica, celebramos as relações de confiança criadas com os nossos clientes e amigos e, sobretudo, celebramos a marca que deixámos no mercado neste meio século de vida. Os anos vão passando, mas a Montellano mantém intactos os seus valores e dedicação para ajudar as clínicas e os laboratórios dentários a alcançarem o sucesso e a promoverem uma melhor saúde oral em Portugal. Este foi sempre o propósito que inspirou a cultura da Montellano, criada pelo meu avô, desenvolvida pelo meu pai, a quem eu me junto com toda a equipa para reforçar e dar continuidade a este grande projeto. 

Que balanço fazem destes 50 anos? 

Hoje podemos olhar para trás com orgulho daquilo que alcançámos. Num mercado tão competitivo, conseguimos encontrar o nosso espaço para crescer e ter a capacidade para permanecer no topo durante tantos anos. Este caminho não foi uma linha reta, mas feito de altos e baixos, onde o sucesso se deveu a duas características que muitas vezes andam dissociadas. Por um lado, a ambição de avançar, chegar a mais clínicas e laboratórios e evoluir de forma contínua para proporcionar mais e melhores serviços aos nossos clientes. Por outro lado, o bom senso – por vezes desvalorizado pelos gestores – de crescer de forma sustentável, aprendendo com os erros, sabendo ser paciente e identificar os momentos certos para crescer.  

Hoje celebramos todas as pessoas que fazem parte desta equipa fantástica, celebramos as relações de confiança criadas com os nossos clientes e amigos e, sobretudo, celebramos a marca que deixámos no mercado neste meio século de vida 

Como tem sido gerir o negócio ao longo destes anos? 

Ao longo da minha formação de economia e gestão, aprendi várias ferramentas para analisar mercados, tendências e criar planos a longo prazo. No entanto, a realidade de gerir um negócio é bem diferente. Num mundo tão dinâmico, onde a mudança é cada vez mais rápida, os planos que definimos ontem por vezes já não servem para amanhã. Traçamos metas ambiciosas e somos confrontados diariamente com desafios, que nos obrigam a desenvolver novas competências. Neste paradigma, as empresas com maior sucesso são as que têm maior capacidade de mudar e de se adaptar às novas necessidades do mercado. É preciso arriscar, mesmo sabendo que vamos cometer alguns erros. Peter Drucker, pai da gestão moderna, resume muito bem este ponto quando nos diz que “mais arriscado do que mudar, é continuar a fazer a mesma coisa”. Gerir é um desafio constante, e estes anos à frente da Montellano têm sido uma experiência fantástica.  

Quais são os projetos e estratégias para 2024? 

Em 2023, apesar da instabilidade verificada em alguns mercados, tivemos um ano muito positivo. Em 2024, mantemos a resiliência e ambição que nos caracteriza e queremos continuar a crescer, sempre fiéis à nossa estratégia – mais do que um fornecedor, queremos ser um verdadeiro parceiro das clínicas e dos laboratórios dentários portugueses. Ao nível dos equipamentos, pretendemos manter a liderança de mercado e aumentar o valor acrescentado que entregamos aos nossos clientes. Para isso, reforçámos o nosso portefólio com a gama Stern Weber e desenvolvemos um novo programa de gestão de manutenções e reparações que permite à nossa equipa de 10 engenheiros oferecer um serviço totalmente diferenciador. No entanto, a principal aposta de 2024 é na área de consumo, onde estamos focados em proporcionar uma experiência cada vez melhor para os nossos clientes. Por um lado, é essencial manter níveis de serviço elevados, com entregas rápidas e alta disponibilidade de stock. O Grupo Proclinic tem uma das maiores e mais avançadas plataformas logísticas da Europa, o que nos permite dar um serviço de excelência aos nossos clientes. Por outro lado, continuamos a simplificar a vida dos nossos clientes, proporcionando uma experiência de compra rápida e totalmente omnicanal. Este ano vamos lançar uma nova versão da loja online, que promete muitas novidades. 

O Grupo Proclinic investiu na Montellano, em 2023. E em que ponto se encontra essa parceria? 

Embora o investimento se tenha concretizado em 2023, a Montellano e o Grupo Proclinic já têm uma forte ligação há mais de 25 anos. Durante estas décadas percorremos juntos um caminho de sucesso e, por isso, a nossa integração no Grupo aconteceu de forma natural. Em junho de 2023, quando anunciámos esta união através da DentalPro, tive a oportunidade de destacar as principais mais-valias desta parceria: a partilha de conhecimento, o poder de negociação e a inovação tecnológica. Embora ainda não tenha passado um ano, podemos afirmar que esta experiência tem correspondido totalmente às nossas expetativas. Quando existe uma relação de confiança, uma identificação clara das necessidades e foco nas soluções, conseguimos implementar as mais-valias de forma rápida e assertiva, convertendo-as em maior valor acrescentado para os nossos clientes. Um aspeto importante desta parceria é o facto de a Montellano manter a sua filosofia, as suas pessoas e, sobretudo, os seus valores. Hoje, a festejar 50 anos de vida, não temos dúvidas em identificar a nossa cultura como um dos principais fatores de sucesso, juntamente com todas as pessoas que a vivem diariamente. Temos um projeto ambicioso pela frente e, enquanto tivermos a capacidade de maximizar aquilo que fazemos bem e a humildade para aprender e melhorar com a experiência dos outros, temos todas as condições reunidas para continuar a percorrer um caminho de sucesso. 

Têm pensadas novas parcerias ou contratos com novos fornecedores?  

Ao longo destes 50 anos conseguimos criar relações de confiança e duradouras com as maiores marcas a nível mundial, dispondo de um portefólio completo que nos permite dar respostas a todas as necessidades dos nossos clientes, com soluções integradas de enorme qualidade. Para sermos um verdadeiro parceiro das clínicas e dos laboratórios dentários, temos de estar na linha da frente da inovação e explorar todas as oportunidades. Recentemente aumentámos o portefólio com a representação exclusiva da SternWeber, uma marca com forte presença em Portugal, que complementa a Anthos nas nossas soluções de cadeiras dentárias. Consolidámos a nossa oferta na área da imagiologia e alargámos as soluções de workflow digital, reforçando a aposta nos sistemas de impressão e fresagem. Em conjunto com os nossos parceiros, continuamos a apresentar ao mercado as soluções mais avançadas em cada especialidade médica e a promover a inovação que combine a eficácia dos atos médicos com um maior conforto dos pacientes, como a sedação consciente e os equipamentos de laser, por exemplo. 

Como está o mercado atualmente? 

Nos últimos anos, o mercado português de medicina dentária tem demonstrado uma enorme resiliência. Apesar dos desafios que enfrentámos (crises financeiras e pandémicas, escassez de materiais e inflação descontrolada), o volume de negócios manteve uma forte tendência positiva, o número de clínicas continua a aumentar e o número de médicos atingiu níveis tão elevados que muitos se veem obrigados e emigrar. Esta capacidade de superação, aliada aos bons níveis de rentabilidade e à escassez de oferta de serviço público, tem contribuído para atrair o interesse de grandes players para o setor. Parece-me inevitável que este investimento conduza a uma maior concentração do mercado, mas também será interessante ver de que forma as clínicas dentárias mais tradicionais irão reagir e como irão procurar diferenciar-se. Como parceiro de negócio de clínicas e laboratórios dentários, a Montellano tem um conjunto alargado de soluções que permitem dar reposta às necessidades de todos os clientes. Por exemplo, temos a capacidade de integrar sistemas e automatizar processos de compra de grandes volumes. Temos uma elevada disponibilidade de stock de mais de 150 mil referências, permitindo aos nossos clientes concentrar as suas compras num único sítio e simplificar a gestão de fornecedores. Estas são vantagens essenciais para continuar a crescer de forma rentável, sobretudo para clínicas que atingiram uma dimensão considerável. Da mesma forma, temos programas muito atrativos para clínicas de menor dimensão e especialistas com muita experiência para apoiar o seu desenvolvimento, tais como a transição digital, projetos de licenciamento e formação profissional. Estamos atentos às tendências do mercado e, em função das nossas competências, procuramos sempre ajustar as nossas ofertas para responder da melhor maneira aos nossos clientes. 

Onde gostaria que a Montellano estivesse daqui a 10 anos? 

10 anos é um período demasiado longo para fazer planos de forma assertiva. À velocidade que a tecnologia evoluiu atualmente, não só é difícil imaginar o que seremos capazes de fazer em 2034, como é difícil prever os fatores que mais irão influenciar as escolhas das pessoas. No entanto, no ano em que celebramos meio século, o meu desejo é que a Montellano continue a crescer de forma sustentável, afirmando-se como a principal parceira das clínicas e dos laboratórios portugueses e que tenha sempre a capacidade de criar um impacto positivo em todas as pessoas que trabalham connosco. Serão anos de grandes desafios, que encaramos com muita motivação e vontade de continuar a evoluir!  

15 Março, 2024
Entrevistas

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

“O objetivo é fazer uma academia próxima das pessoas”

A Raquel Zita Dental Clinic é um espaço multifuncional, que reúne num só local várias valências - entre elas - a Follow the Red Academy, num novo ponto de encontro entre dedicação, diferenciação, profissionalismo, proximidade e oportunidades.

Ler mais 13 Maio, 2024
Entrevistas