“É imensamente honroso e gratificante o reconhecimento dos nossos pares”

Imagem da notícia: “É imensamente honroso e gratificante o reconhecimento dos nossos pares”

A médica dentista Susana Falardo foi nomeada, no passado mês de outubro, para o Board of Directors da International Pediatric Sleep Association (IPSA). Esta é a primeira vez que um médico dentista português é eleito pela associação para o board of directors. Em entrevista à DentalPro, Susana Falardo revela que a nomeação foi inesperada, mas confessa que é “imensamente honroso e gratificante, depararmo-nos com o reconhecimento dos nossos pares de forma tão genuína e despretensiosa”. 

Foi eleita para o Board of Directors da IPSA. Como se deu essa nomeação e que funções vai exercer? 

A eleição para o Board of Directors da IPSA surgiu como uma inesperada nomeação pela comunidade médica pediátrica internacional de medicina do sono. É imensamente honroso e gratificante depararmo-nos com o reconhecimento dos nossos pares de forma tão genuína e despretensiosa. Esta nomeação para um mandato de quatro anos irá permitir a minha participação ativa nos grupos de trabalho que visam apoiar e promover a excelência global em investigação, cuidados clínicos, educação e políticas públicas relacionadas com o sono em bebés, crianças e adolescentes. 

É a primeira vez que esta associação elege uma médica dentista para o board of directors. Como se sente com esta nomeação? 

Inicialmente uma enorme responsabilidade por representar toda uma classe de profissionais de saúde, depois uma imensa honra e gratidão pelo reconhecimento da medicina dentária e do médico dentista como parte integrante das equipas multidisciplinares em medicina do sono e, em particular, da medicina do sono pediátrico. 

A que se dedica especificamente a International Pediatric Sleep Association? Quais são os principais objetivos? 

A IPSA – Internacional Pediatric Sleep Association é uma organização dedicada à promoção da medicina pediátrica do sono em todo o mundo. O seus objetivos específicos passam por: 

  1. Apoiar a investigação básica e aplicada em todas as áreas do sono em bebés, crianças e adolescentes.
  2. Promover padrões de notificação e classificação de dados no campo da pesquisa pediátrica do sono.
  3. Melhorar a capacidade dos médicos de medicina do sono e de outros médicos para fornecer cuidados eficazes de saúde do sono a pacientes pediátricos e suas famílias.
  4. Promover o estabelecimento de diretrizes clínicas para a triagem, avaliação e tratamento de distúrbios do sono pediátricos.
  5. Incentivar o desenvolvimento de programas de formação específicos para o sono pediátrico numa variedade de disciplinas e entre diferentes sociedades membros.
  6. Promover a educação do sono para o público, incluindo o conhecimento dos problemas pediátricos do sono e suas consequências, princípios básicos da saúde do sono e avanços na pesquisa do sono.
  7. Defender políticas de pesquisa médicas e sociais que melhorem a saúde do sono de bebés, crianças e adolescentes.
  8. Organizar uma reunião científica recorrente relativa à medicina pediátrica do sono e promover o intercâmbio de informações relativas à investigação pediátrica do sono.
  9. Melhorar a capacidade dos médicos de medicina do sono e de outros médicos para fornecer aconselhamento pediátrico eficaz sobre o sono.

Leia a entrevista completa na DentalPro 176.

3 Abril, 2024
Entrevistas

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

“O objetivo é fazer uma academia próxima das pessoas”

A Raquel Zita Dental Clinic é um espaço multifuncional, que reúne num só local várias valências - entre elas - a Follow the Red Academy, num novo ponto de encontro entre dedicação, diferenciação, profissionalismo, proximidade e oportunidades.

Ler mais 13 Maio, 2024
Entrevistas

Montellano celebra 50 anos

A Montellano nasceu há 50 anos, em Lisboa, pela mão do Sr. Montellano. Bernardo Montellano, atual diretor-geral e neto do fundador, faz um balanço positivo do meio século de vida da empresa, que continua a querer “posicionar-se com parceira de todas as clínicas e laboratórios do país”.

Ler mais 15 Março, 2024
Entrevistas