A Guided Biofilm Therapy continua a ser a favorita de todos
As pessoas que queiram manter-se saudáveis também dão importância à sua saúde oral e fazem uma prevenção regular com profissionais. Depois do tratamento com a Guided Biofilm Therapy (GBT), mais de 278.000 pacientes em todo o mundo foram inquiridos usando questionários estandardizados. Destes 278.000, 94% preferem a GBT a métodos convencionais e, como resultado, recomendam-na a familiares e amigos. Além disso, foram-lhes colocadas questões sobre a perceção de dor, o tempo necessário e a relevância da revelação.
Devido à carga pesada da doença, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que as doenças orais – incluindo cáries e periodontite – são um problema chave na saúde1,2. Para conseguir controlar isto, e além de um estilo de vida saudável, a placa microbiana (biofilme) deve ser retirada regularmente e de forma integral. No entanto, a higiene oral pessoal retira um máximo de 50% do biofilme das superfícies dentárias supragengivais, particularmente na região interdentária3.
Assim, como segunda pedra basilar, uma prevenção regular e efetiva por profissionais é de importância crucial4,5. Para ser bem-sucedida, também tem de ser fácil de usar pelos pacientes e refletir o conhecimento e progresso técnico mais atuais6-11. Em resposta a estes requisitos, a EMS desenvolveu o conceito de Guided Biofilm Therapy (GBT) em colaboração com os principais especialistas da área12. Para determinar a aceitação da GBT em comparação com os métodos convencionais, foram inquiridos pacientes de clínicas com certificação GBT usando questionários estandardizados.
Leia o artigo completo na DentalPro 176.
4 Abril, 2024
Conteúdo patrocinado