A gestão, as marcas e as clínicas no Dental/NEXT
Uma marca é um sinal utilizado para identificar e distinguir os produtos ou serviços de uma empresa e demora algum tempo até ficar consolidada.
Todos os intervenientes concordaram que uma marca na área da saúde precisa, antes de tudo, de transmitir confiança e tranquilidade aos pacientes. Nesse sentido, é importante que haja um trabalho de consolidação dessa mesma marca.
José António Rodriguez foi o primeiro interveniente e destacou a trajetória da Smile.up, que, desde 2015, se reafirma no mercado ao focar-se na confiança e no cuidado com o paciente. No entanto, o diretor de operações do grupo Smile.up revela que, no início, a marca não tinha qualquer reconhecimento e que foi necessário trilhar um caminho até conseguir a confiança dos clientes: “Desde o início tentamos identificar as diferenças que havia entre Portugal e Espanha, no que toca aos serviços de medicina dentária, e percebemos que havia muitas barreiras no acesso da população a estes serviços. Por isso, optámos por escolher as localizações das clínicas em áreas de alto tráfego, visando facilitar o acesso e reduzir barreiras físicas”, afirmou.
Já Fernando Duarte, CEO e diretor clínico da Clitrofa, trouxe uma perspetiva diferenciada, destacando o modelo de clínica única, “que congrega vários saberes e serviços”. Explicou que a abordagem da Clitrofa se baseia na personalização e na construção de relações de confiança com os pacientes, atuando também em parceria com outros colegas do setor. “Acreditamos na partilha de conhecimento e na colaboração, que são essenciais para o crescimento sustentável de qualquer marca”, completou.
Carlos Diniz, fundador da Dentral, reforçou a importância das marcas como ferramentas de competitividade, principalmente para clínicas de pequena dimensão, como é o caso das clínicas que pertencem à Dentral. “Quando as clínicas se unem conseguem negociar melhores condições, o que é fundamental num mercado dominado por grandes grupos”, apontou. O responsável revelou ainda que “uma estrutura centralizada, organizada e profissional de negociação para as clínicas independentes é decisiva para a sua competitividade num mercado cada vez mais concorrencial”.
Encontre todos os temas em debate do Dental/NEXT na revista DentalPro.
27 Novembro, 2024
DentalNEXT