Em memória de António Felino

Imagem da notícia: Em memória de António Felino

A Ordem dos Médicos Dentistas “lamenta profundamente a perda do professor catedrático, que foi distinguido com a Medalha de Ouro da OMD, em 2018, durante as comemorações dos 20 anos desta associação pública profissional, na Assembleia da República”.

“António Felino dedicou grande parte do seu percurso à medicina dentária e à vida académica, tendo sido um dos grandes dinamizadores da organização dos médicos dentistas enquanto classe profissional”, lê-se em nota da OMD.

O médico dentista era professor catedrático na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto, onde foi também subdiretor, destacando-se ainda por ter sido o primeiro médico dentista a presidir o Conselho Científico de uma faculdade de medicina dentária das universidades portuguesas e membro do Conselho Geral da Universidade do Porto. Era ainda especialista em Cirurgia Oral pela European Federation of Oral Surgery Societies (EFOSS) e em Implantologia pela European Association of Dental Implantologists (BDIZ EDI).

O bastonário da OMD, Miguel Pavão, recorda o “contributo do professor António Felino para a afirmação e projeção dos médicos dentistas, pela sua disponibilidade e entrega à profissão, tendo marcado várias gerações”. “A profissão está de luto e é uma perda para todos”, afirma.

O velório de António Felino decorreu na Igreja da Lapa, no Porto, a 9 de janeiro, e o funeral a 10 de janeiro, às 15h, no mesmo local, com a missa de corpo presente.

A missa de sétimo decorre esta terça-feira, 14 de janeiro, pelas 15h, na mesma igreja.

14 Janeiro, 2025
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notícias relacionadas

Eduardo Anitua, autor do caso clínico mais lido em 2024

Entre as publicações na revista Gaceta Dental, destaca-se o seu trabalho “Tratamento da ruptura da membrana Schneideriana no levantamento transalveolar do seio por selamento com implante sem material acessório. “Série de casos”.

Ler mais 10 Fevereiro, 2025
Atualidade

Mariana Dolores recebe Prémio Personalidade do ano

O Prémio Personalidade do Ano da Economia Social – Honra à Capacidade Empreendedora, foi atribuído pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES) no âmbito do Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2024. A cerimónia de entrega do prémio decorreu a 24 de janeiro, em Lisboa.

Ler mais
Atualidade