BTI e La Fundacíon San Prudencio assinam acordo

A BTI – Biotechnology Institute e La Fundacíon San Prudencio assinaram um acordo de colaboração com o objetivo de melhorar a qualidade do sono da população ativa de Álava. Esta aliança procura oferecer soluções inovadoras e cientificamente fundamentadas para prevenir, diagnosticar e tratar os distúrbios do sono, um dos principais problemas que afetam o bem-estar e o rendimento laboral das pessoas.
O acordo baseia-se nos resultados do Observatório de Saúde Ocupacional da Fundação, através do inquérito sobre saúde emocional e qualidade do sono, realizado pela Fundação do Trabalho de SanPrudencio, no qual participaram 2.112 trabalhadores de empresas de Álava. Os dados revelam que:
- Mais de 20% dos trabalhadores dormem menos de seis horas por dia, o que afeta a sua capacidade de concentração e o seu estado de espírito.
- 22% sofrem de sonolência severa durante o dia de trabalho, com o consequente risco de acidentes e queda no desempenho.
- 32% dos homens e 16% das mulheres ressonam alto, o que pode ser um indício de apneia do sono.
- 15% dos homens e 14% das mulheres podem ter episódios de apneia do sono com base nas suas respostas a este estudo, uma doença que, se não for tratada, pode levar a problemas cardiovasculares e outras complicações.
O sono é um processo biológico de extrema importância para a manutenção de uma boa saúde física e mental. Atualmente, existem mais de 90 doenças relacionadas com o sono, sendo as mais comuns a insónia e a incapacidade de iniciar ou manter o sono. A apneia do sono também é comum, resultando numa má qualidade do sono e com impacto na saúde, na qualidade de vida e, em última análise, no desempenho profissional.
Perante esta situação, foi iniciado o acordo entre a Fundação San Prudencio, especialista em Saúde Ocupacional, e a BTI, empresa pioneira na investigação e desenvolvimento de sistemas automáticos de diagnóstico e tratamento da apneia do sono, com o objetivo de dar uma solução a este problema. Este acordo permitirá levar às empresas e aos seus trabalhadores programas de prevenção, diagnóstico e tratamento dos distúrbios do sono, contribuindo assim para melhorar a saúde e o bem-estar no trabalho em Álava.
Serviços e acções decorrentes do acordo
Graças a este acordo, a Fundação e a BTI implementarão uma série de iniciativas destinadas a melhorar a qualidade do sono dos trabalhadores com planos de formação e educação para a saúde relacionados com o sono e as suas perturbações, bem como com hábitos de sono corretos.
- Plano de identificação e diagnóstico de trabalhadores que sofrem de apneia obstrutiva do sono e outros distúrbios do sono.
- Programas de sensibilização nas empresas para prevenir os efeitos negativos da privação do sono na produtividade e na segurança no trabalho.
Imagem: BTI
24 Março, 2025
Atualidade