Estudo comprova melhorias nas bocas portuguesas

Imagem da notícia: Estudo comprova melhorias nas bocas portuguesas

Apesar da generalidade da população portuguesa apresentar patologias dentárias e gengivais com alguma gravidade, este quadro tem vindo a melhorar, não só por acção dos profissionais de saúde oral, mas também devido às campanhas de sensibilização, como o Mês da Saúde Oral.

Em 2009, 40 por cento dos adultos observados durante o Mês da Saúde Oral apresentaram sintomas de abcesso/infecção, dor ou sensibilidade dentária ao ácido, doce, frio ou quente.Entre os que registaram sintomas de patologia, 65,4 por cento procuraram tratamento profissional nos três meses anteriores ao rastreio (48 por cento em 2008).

Segundo o estudo, que abrangeu cerca de sete mil rastreios dentários gratuitos, aumentou de 24 para 27 por cento a percentagem de pessoas com gengivas saudáveis, enquanto que aquelas com dentes sãos passaram de 1,2 para 1,5 por cento.

Promovido pela Colgate e pela Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária, o Mês da Saúde Oral permite efectuar rastreios gratuitos à população, prestando aconselhamento adequado sobre higiene oral.

Graças a esta iniciativa, desde 2000 foi possível realizar mais de 100 mil exames dentários gratuitos e corrigir os hábitos de higiene oral da população. Este ano, a iniciativa decorreu durante todo o mês de Março e congregou um total de 1500 profissionais.

30 Abril, 2010
Atualidade

PUBLICIDADE
Kuraray

Notícias relacionadas

Saúde pela boca: Clínica Hugo Madeira liga medicina dentária à saúde geral

A Clínica Hugo Madeira apresentou publicamente, num evento em Lisboa, um novo conceito clínico designado “saúde pela boca”. Esta abordagem propõe uma mudança de paradigma na medicina dentária, deixando de tratar a cavidade oral de forma isolada para passar a integrá-la como um elemento central na saúde do corpo inteiro.

Ler mais 19 Junho, 2026
Atualidade

BTI lidera a biotecnologia espanhola

A BTI Biotechnology Institute volta a posicionar-se como a empresa biotecnológica espanhola com maior produção científica, com um total de 29 publicações incluídas no Relatório AseBio 2025.

Ler mais 15 Junho, 2026
Atualidade