AB-Biotics comprova eficácia de um probiótico no tratamento da Covid-19

Imagem da notícia: AB-Biotics comprova eficácia de um probiótico no tratamento da Covid-19

A maioria do sistema imunitário humano encontra-se localizado no trato gastrointestinal. Neste sentido foram analisados os impactos que a macrobiótica tem na resposta contra infeções respiratórias. Este “é o primeiro ensaio clínico randomizado e controlado por placebo sobre o uso benéfico de um probiótico no tratamento da Covid-19. A abordagem terapêutica através da microbiota permite ampliar e reforçar o arsenal terapêutico para esta doença e, embora este complexo probiótico tenha sido estudado com pacientes de Covid-19, a evidência atual sugere que o seu efeito estimulante da imunidade poderia ser aplicável a outras infeções virais”, explica Pedro Gutiérrez, investigador principal do estudo.

Da parceria estabelecida entre a AB-Biotics e a farmacêutica Zambon nasce o XebevirTM AB21TM que “mantém o normal funcionamento do sistema imunitário”. É sob este nome que este fármaco está a ser comercializado em Portugal. A fórmula probiótica AB21TM consiste em quatro cepas probióticas cuidadosamente selecionadas pelos seus mecanismos de ação: Pediococcus acidilactici CECT 7483 (KABP-021), L. plantarum CECT 7484 (KABP-022), L. plantarum CECT 7485 (KABP-023) e L. plantarum CECT 30292 (KABP-033).

O estudo ocorreu no Hospital General Manuel Gea González, na capital mexicana. Os 300 participantes, infetados com o vírus Sars-CoV-2, foram divididos em dois grupos: a um foi dado o medicamento e ao outro foi administrado um mero placebo. Segundo a empresa, “observou-se uma redução de vários dias na duração dos sintomas nos pacientes que tomaram o probiótico”. As conclusões do estudo revelaram que o grupo medicado com XebevirTM AB21TM desenvolveu anticorpos mais rapidamente que o grupo que não tomou o fármaco.

A AB-Biotics é uma empresa especializada em Biotecnologia funda em 2004 em Barcelona. Os seus produtos estão presentes em 50 países.

Saiba mais aqui.

19 Julho, 2021
Atualidade

PUBLICIDADE
Kuraray

Notícias relacionadas

Presidente do SMD na AR pela defesa da Carreira

O Sindicato dos Médicos Dentistas (SMD) enviou à nossa redação um comunicado alusivo à recente criação da carreira especial para a classe no Serviço Nacional de Saúde (SNS). O documento, assinado pelo presidente João Neto, surge na sequência da sua intervenção na Comissão de Saúde da Assembleia da República (AR), a 27 de maio, e elenca um conjunto de condições que o Sindicato considera inegociáveis no processo legislativo atualmente em debate no parlamento.

Ler mais 30 Maio, 2026
Atualidade