Médicos convocados para liderar o futuro da saúde

Imagem da notícia: Médicos convocados para liderar o futuro da saúde

O desafio está lançado e compete agora a todos os profissionais de saúde corresponderem à chamada. O Plano Nacional de Saúde (PNS) 2011-2016 aguarda o contributo de médicos, técnicos e cidadãos para traçar o rumo da saúde em Portugal para os próximos anos.

A Alta Comissária da Saúde Maria do Céu Machado incita à participação de todos os portugueses na construção dos alicerces para o novo documento estratégico. Em funcionamento já se encontra o micro ‘site’ sobre o PNS 2011-2016, a aguardar pelos contributos de todos os interessados.

3º Fórum Nacional de Saúde

Com o objectivo de reunir ideias válidas no arranque do processo de elaboração do PNS 2011-2016, o Alto Comissariado da Saúde realizou o 3º Fórum Nacional de Saúde, que decorreu no Centro de Congressos de Lisboa nos dias 8 e 9 de Março.

Com 1325 congressistas, entre profissionais de saúde, administradores, políticos, representantes de instituições do sector social, dirigentes de associações cívicas e de doentes, assim como inúmeros cidadãos a título individual, este encontro contou com convidados internacionais de destaque, como a directora regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) – Europa, a húngara Zsuzsanna Jakab, e José Telles, director do Departamento de Acções Programáticas e Estratégicas do Ministério da Saúde brasileiro.

Na sua comunicação, a directora regional da OMS na Europa, Zsuzsanna Jakab, apontou Portugal como um exemplo ao nível da discussão pública dos grandes assuntos relativos ao sistema de saúde.

Também a ministra da Saúde portuguesa manifestou, na sua intervenção, a convicção de que “o PNS 2011-2016 vai ajudar no esforço de se cumprir um dos importantes objectivos do governo: Saúde: um valor para todos”.

 

16 Abril, 2010
Atualidade

Notícias relacionadas